Plano de Marketing Social para a Promoção da Saúde: Desenvolvimento de Políticas de Saúde Pública Orientada ao “Cliente”.

Autores

  • Edson Coutinho da Silva Centro Universitário da FEI
  • José Afonso Mazzon FEA | Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i2.2907

Palavras-chave:

Marketing Social, Promoção da Saúde, Saúde Pública, Mudança Social

Resumo

Este artigo tem o objetivo de introduzir e explicar um plano (ou modelo) para orientar o planejamento e a execução de campanhas de saúde por meio do Marketing Social. O modelo baseia-se nos princípios de Marketing Social e tem como propósito auxiliar os profissionais da área pública a desenvolver um plano de ação a partir de etapas para elaborar campanhas de saúde para alcançar o objetivo final, que é a mudança de comportamento. O plano de Marketing Social é uma opção para introduzir uma orientação ao “cliente” por meio do Marketing integrado com o propósito de promover a satisfação do “consumidor” por meio da mudança de comportamento na saúde pública. Por um lado, a prevenção e promoção da saúde à mais barata ao Estado; por outro, é mais complexo. Estes pesquisadores definiram três níveis: (i) diagnóstico do problema social; (ii) desenho dos benefícios e da mudança social; e (iii) definição do composto de Marketing Social. Este plano de Marketing Social é uma alternativa para introduzir a orientação ao cliente apoiado por Marketing Integrado em campanhas de saúde. Portanto o Marketing Social surge como uma apropriada ferramenta de abordagem a ser aplicada no setor público e na promoção da saúde.

Biografia do Autor

Edson Coutinho da Silva, Centro Universitário da FEI

Pós-Doutorando em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP;Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

José Afonso Mazzon, FEA | Universidade de São Paulo (USP)

Pós-Doutor em Marketing no Conservatoire National des Arts et Metier, France.  Doutor em Marketing pela FEA/USP. Afiliação: Professor de Marketing da FEA/USP. Endereço: Prof. Luciano Gualberto, 908, São Paulo, SP, 05508-010.

Downloads

Publicado

08.06.2016

Como Citar

da Silva, E. C., & Mazzon, J. A. (2016). Plano de Marketing Social para a Promoção da Saúde: Desenvolvimento de Políticas de Saúde Pública Orientada ao “Cliente”. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(2), 164–176. https://doi.org/10.5585/remark.v15i2.2907

Edição

Seção

Artigos