Consumidor de Dispositivos Eletrônicos Portáteis: O Efeito Moderador do Perfil do Adotante na Intenção de Compra

Autores

  • Washington Romão dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Teresa Cristina Janes Carneiro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marcos Paulo Valadares de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i4.3382

Palavras-chave:

Valor percebido, Perfil do adotante, Intenção de compra, Produtos eletrônicos portáteis.

Resumo

Considerando o crescimento constante observado nos últimos anos dos dispositivos eletrônicos enquanto facilitadores de transações comerciais, sobretudo no segmento B2C, com o objetivo de melhor compreender as relações entre a percepção de valor e a efetiva aquisição de um produto ou serviço pelo consumidor, este paper apresenta os resultados de um estudo que explora o perfil do adotante de inovações como possível moderador na relação entre o Valor Percebido e a Intenção de Compra de produtos eletrônicos portáteis (smartphones, tablets, ultrabooks e leitores de e-books). Trata-se de uma pesquisa quantitativa com uma amostra de 350 respondentes coletada por snowball sampling no Facebook e posteriormente avaliada por meio da Modelagem de Equações Estruturais (SEM). Os resultados confirmam a relação do Valor Percebido na Intenção de Compra além de sustentar a influência moderadora do Perfil do Adotante sobre essa relação. Dentre as variáveis antecedentes relacionadas à adoção de tecnologia, vale destacar que a Facilidade de Uso Percebida, a Complexidade Percebida e o Risco Percebido não apresentaram efeito significativo sobre o Valor Percebido. Por fim, os resultados da pesquisa indicam que as organizações devem procurar desenvolver ações de acordo com os diferentes perfis de consumidor. 

Biografia do Autor

Teresa Cristina Janes Carneiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Prefessora do programa de pós-graduação em Administração (Ufes)

Marcos Paulo Valadares de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Prefessor do programa de pós-graduação em Administração (Ufes)

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Publicado

25.11.2016

Como Citar

dos Santos, W. R., Carneiro, T. C. J., & de Oliveira, M. P. V. (2016). Consumidor de Dispositivos Eletrônicos Portáteis: O Efeito Moderador do Perfil do Adotante na Intenção de Compra. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(4), 496–511. https://doi.org/10.5585/remark.v15i4.3382