Consumo Adolescente: Construindo a Identidade de Jovens Brasileiras.
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v16i1.3215Palavras-chave:
Cultura de Consumo, Identidade, AdolescentesResumo
O estudo objetiva compreender a construção da identidade em brasileiras de 12 a 17 anos tomando como pressuposto a influência do consumo sob tal fenômeno. A abordagem teórica retrata aspectos da identidade individual e coletiva e refere-se a cultura de consumo nos preceitos da Consumer Culture Theory – CCT, como disposta por Arnould & Thompson (2005), dentre outros estudos. Com método qualitativo, a pesquisa utilizou-se da ferramenta Grupos de Foco em uma amostra de 33 informantes de classes sociais variadas, regionalizadas em 13 estados brasileiros e dentro da faixa etária determinada. O estudo identificou particularidades de consumo deste público, segmentando os resultados em três dimensões: Psicossocial, Comportamental e Cultural. Os principais influenciadores encontrados a partir dos depoimentos das informantes foram divididos em: Classe Social, Família, Grupos de Pares, Mídia e Instituições de Ensino como aspectos relevantes da cultura de consumo das adolescentes e consequentemente na construção de sua identidade.