Temos que pegar todos! - Discursos identitários sobre o consumo de Pokemon GO no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3830Palavras-chave:
Identidade. Estigma. Pokemon GO. Analise de Discurso Foucaltiana.Resumo
Objetivo: O lançamento do game Pokemon GO gerou um frenesi nunca antes visto no Brasil em relação a um jogo de videogame e revelou ao país a existência de um público aficionado por cultura pop e tecnologia, os chamados nerds. A tomada das cidades pelos caçadores de monstrinhos virtuais teve uma enorme repercussão na grande mídia e levou diferentes públicos a se posicionarem a respeito. Assumindo o consumo como prática identitária, o presente trabalho teve o objetivo de analisar a constituição identitária dos usuários brasileiros do Pokemon GO por meio dos discursos que se estabeleceram a partir do anúncio do lançamento do jogo no país.
Método: Adotamos a Análise de Discurso Foucaultiana (ADF), que evidencia como certos discursos revelam regularidades. O corpus de pesquisa foi formado por matérias veiculadas durante vinte meses, a partir do anúncio do produto.
Relevância: O público nerd tem ganho importância social e econômica, tanto pela relevância da cultura pop no mundo contemporâneo, quanto pelo crescimento da indústria do entretenimento.
Resultados: Identificamos duas formações discursivas relacionadas ao consumo do Pokemon GO no Brasil: uma referente à busca de legitimidade da identidade nerd e outra ao estigma a essa imputado.
Contribuição metodológica: A pesquisa apresenta uma operacionalização sistematizada do método foucaultiano.
Contribuição teórica: Os achados levam ao entendimento do consumo nerd como uma arena de política da identidade.
Contribuição social: O estudo põe em evidência uma identidade social que, a despeito de seu relevo econômico, ainda se caracteriza como minoritária.