Processo de Compra e os Atributos de Loja Valorizados pelos Consumidores: Um Estudo Comparativo com Consumidores Paulistas

Helenita R. da Silva Tamashiro, Ieda Pelógia Martins, Janaina Moura Engracia Giraldi, Dirceu Tornavoi Carvalho

Resumo


Diante do aumento da competição, aliado às incertezas políticas, econômicas, sociais e tecnológicas, o setor varejista brasileiro vem passando por um processo de transformação conduzido, de um lado, pela própria pressão do mercado e, do outro, pela constante busca por sobrevivência. Nesse cenário, destaca-se a importância de se vislumbrarem preocupações relacionadas à congruência entre os atributos de loja valorizados pelos consumidores e aqueles oferecidos pelo varejista, já que esses atributos constituem fatores relevantes no processo de seleção e escolha da loja. Nessa perspectiva, o objetivo do presente trabalho foi identificar os atributos que sinalizam valor no processo de compra de cosméticos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo survey, a partir de uma amostragem não probabilística intencional com 400 respondentes residentes em uma cidade do interior paulista. Os resultados obtidos por meio da análise fatorial e da média aritmética ( ) para os fatores gerados evidenciaram a importância do atributo preço e promoção, tanto para os homens quanto para as mulheres. Mostraram ainda que não existem diferenças significativas entre homens e mulheres em relação aos atributos mais valorizados no processo de compra de cosméticos.


DOI: 10.5585/remark.v8i2.2138

Palavras-chave


Atributos de loja; comportamento do consumidor; processo de compra.

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v8i2.2138

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