Determinantes do voto em João Dória nas eleições municipais de 2016 na cidade de São Paulo

Autores

  • Mário Lucas Heimbecher Universidade de São Paulo
  • George Bedinelli Rossi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v18i4.16387

Palavras-chave:

Marketing Político, Decisão de Voto, Comportamento Eleitoral, Regressão Logística

Resumo

Objetivo: O presente artigo tem como objetivo identificar variáveis determinantes do voto em João Dória nas eleições municipais de 2016 na cidade de São Paulo.

Método: Tendo como referência o modelo de determinantes do voto no primeiro turno das eleições presidenciais de 2010, proposto por Nicolau (2014), o presente artigo utiliza a técnica de regressão logística binária para testar a adaptação do modelo ao contexto das eleições municipais de 2016 na cidade de São Paulo, em uma amostra composta de 101 alunos de graduação e pós-graduação.

Resultados: Foram identificadas como determinantes do voto em João Dória a religião e a avaliação da gestão municipal anterior.

Contribuições teóricas: Os resultados apontam que a vitória de João Dória pode ser explicada, tanto pela baixa influência de fatores sociodemográficos e ideológicos na decisão de voto, como também pela grande influência do nível de insatisfação do eleitor com a gestão municipal antecessora.

Originalidade/relevância: Com base nos resultados observados, o presente artigo propõe que os modelos conceituais de decisão de do consumidor aplicam-se ao desenvolvimento teórico e prático do marketing político.      

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Lucas Heimbecher, Universidade de São Paulo

Bacharel em Marketing pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

George Bedinelli Rossi, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela de EAESP-FGV. Professor do curso de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Downloads

Publicado

01.10.2019

Como Citar

Heimbecher, M. L., & Rossi, G. B. (2019). Determinantes do voto em João Dória nas eleições municipais de 2016 na cidade de São Paulo. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 18(4), 137–153. https://doi.org/10.5585/remark.v18i4.16387

Edição

Seção

Artigos