Fatores determinantes da preocupação com o meio ambiente nas decisões de compra

Jonilson Carvalho de Oliveira Júnior, Arthur William Pereira da Silva, Alípio Ramos Veiga Neto, Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Diego Sampaio Vasconcelos Ramalho Lima

Resumo


Objetivo: Identificar os fatores determinantes da preocupação com o meio ambiente nas decisões de compra na perspectiva dos usuários das redes sociais digitais.

Método: A amostra da pesquisa foi composta por 288 indivíduos. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, contendo 26 questões. O método de análise foi a análise descritiva de médias e desvio padrão das variáveis do construto, e a análise fatorial exploratória, ambas desenvolvidas no software SPSS 12.

Originalidade/Relevância: Para que as empresas possam corresponder às expectativas dos consumidores, de empresas sustentáveis e engajadas com causas sociais e ambientais, e assim gerar vantagens competitivas, se torna fundamental perceber os fatores do meio ambiente que são levados em consideração pelo consumidor para definir suas compras.

Resultados: Os resultados da pesquisa indicaram a existência de 4 fatores determinantes da preocupação com o meio ambiente nas decisões de compra dos indivíduos da pesquisa, possibilitando uma melhor compreensão do comportamento de consumo sustentável.

Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados do estudo contribuem para a formação de uma abordagem teórica mais sólida para se analisar e entender os fatores determinantes da preocupação com o meio ambiente nas decisões de compra.

Contribuições sociais/práticas para a gestão: Almeja-se proporcionar às empresas um melhor delineamento dos fatores determinantes da preocupação com o meio ambiente nas decisões de compra, que em posse de tais informações, poderão desenvolver estratégias mais assertivas no atendimento das demandas desse público, potencializando suas vendas, bem como contribuindo para a consolidação do desenvolvimento sustentável.


Palavras-chave


Marketing Verde; Consumo Verde; Marketing Sustentável

Texto completo:

PDF (English)

Referências


AKATU. (2018). Pesquisa Akatu 2018. Panorama do Consumo consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações. Recuperado de https://www.akatu.org.br/wpcontent/uploads/2018/11/pdf_versao_final_apresenta%C3%A7%C3%A3o_pesquisa.pdf.

Albejante, L. M., Zanca, J. F. R., & Quelhas, O. L. G. (2009, julho). Valores Empresariais e Responsabilidade Social Corporativa: Direções Convergentes? Anais do Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Niterói, RJ, Brasil, 5. Recuperado de http://www.inovarse.org/filebrowser/download/10072.

Antonetti, P., & Maklan, S. (2016). An Extended Model of Moral Outrage at Corporate Social Irresponsibility. Journal of Business Ethics, 135(3), 429-444. doi:10.1007/s10551-014-2487-y

Aranha, F., & Zambaldi, F. (2008). Análise fatorial em administração. São Paulo: Cengage Learning.

Barroso, L. P., & Artes, R. (2003). Análise multivariada. Lavras, MG: UFLA.

Beck, C. G., & Pereira, R. C. F. (2012). Preocupação ambiental e consumo consciente: os meus, os seus e os nossos interesses. GeAS, 1(2), 51-78. Recuperado de http://www.revistageas.org.br/ojs/index.php/geas/article/view/22/74

Bulut, Z. A., Çimrin, F. K., & Doğan, O. (2017). Gender, generation and sustainable consumption: Exploring the behaviour of consumers from Izmir, Turkey. International Journal of Consumer Studies, 41(6), 597-604. doi:10.1111/ijcs.12371

Carrus, G., Pirchio, S., & Mastandrea, S. (2018). Social-Cultural Processes and Urban Affordances for Healthy and Sustainable Food Consumption. Frontiers in Psychology, 9. doi:10.3389/fpsyg.2018.02407

Castanho, S. C. R., Spers, E. E., & Farah, O. E. (2006). Custos e benefícios para o consumidor na ação da reciclagem. RAM, 7(4), 78-98. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/114/114

Chauvel, M. A., & Silva, R. C. M. (2011). O consumidor pune o comportamento socialmente irresponsável das empresas? Rev. FAE, 14(1), 126-141. Recuperado de https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/viewFile/188/117

Chen, E. Y. I., Yeh, N.-C., & Wang, C. P. (2008). Conspicuous consumption: A preliminary report of scale development and validation. Advances in Consumer Research, 35, 686-687. Recuperado de https://www.acrwebsite.org/volumes/13362/volumes/v35/NA-35

CNDSS. Comissão Nacional Sobre Determinantes Sociais da Saúde. (2008). As causas sociais das iniquidades em saúde no Brasil: relatório final da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS). Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz.

Coelho, A. L. A. L., Santos, H. C. C., Silva, A. W. P., & Coelho, C. (2018a). Sustainable watercolor: representative images of the conception of sustainability based on drawings by children and adolescents from João Pessoa. Revista de Administração da UFSM, 11(Ed. Especial ENGEMA), 858-880. doi:10.5902/1983465932612

Coelho, C., Macedo, J. D. F., Coelho, A. L. A. L., Silva, A. W. P., & Santos, H. C. C. (2018b). Desenvolvimento sustentável no acre: a execução orçamentária sob o enfoque da gestão ambiental. AOS, 7(1), 93-116. doi:10.17800/aos.v7i1.749

Colares, A. C. V., & Mattar, P. (2016). Produtos verdes: Análise das características potencialmente influenciadoras dos consumidores sustentáveis. Reunir, 6(1), 37-55. doi:10.18696/reunir.v6i1.339

Corrar, L. J., Paulo, E., & Dias, J. M., Filho. (2009). Análise multivariada para os cursos de administração, ciências contábeis e economia. São Paulo, SP: Atlas.

De Young, R. (2000). Expanding and evaluating motives for environmentally responsible behavior. Journal of Social Issues, 56(3), 509-523. doi:10.1111 / 0022-4537.00181

Dong, X., Li, H., Liu, S., Cai, C., & Fan, X. (2018). How does material possession love influence sustainable consumption behavior towards the durable products? Journal of Cleaner Production, 198, 389-400. doi:10.1016/j.jclepro.2018.07.054

Figueroa-García, E. C., García-Machado, J. J., & Yábar, D. (2018). Modeling the Social Factors That Determine Sustainable Consumption Behavior in the Community of Madrid. Sustainability, 10(8), 2811-2827. Recuperado de https://ideas.repec.org/a/gam/jsusta/v10y2018i8p2811-d162647.html

Foxall, G. R. (2010). Interpreting consumer choice: The behavioral perspective model. New York, EUA: Routledge.

Fraj-Andrés, E. & Martínez-Salinas, E. (2006). Influence of personality on ecological consumer behaviour. Journal of Consumer Behaviour, 5(3), 167-181. doi:10.1002/cb.169

Fraj-Andrés, E. & Martínez-Salinas, E. (2007). Ecological consumer behavior: an empirical analysis. International Journal of Consumer Studies, 31(1), 26-33. doi:10.1300/J046v19n03_05

Frederico, E., Quevedo-Silva, F., & Freire, O. B. L. (2013). Conquistando a Confiança do Consumidor: Minimizando o GAP entre Consciência Ambiental e Consumo Ambiental. GeAS, 2(2), 50-70. doi:10.5585/geas.v2i2.67

Geng, D., Liu, J., & Zhu, Q. (2017). Motivating sustainable consumption among Chinese adolescents: An empirical examination. Journal of Cleaner Production, 141, 315-322. doi:10.1016/j.jclepro.2016.09.113

Gonçalves-Dias, S. L. F., Teodósio, A. S. S., Carvalho, S., & Silva, H. M. R. (2009). Consciência ambiental: um estudo exploratório sobre suas implicações para o estudo de Administração. RAE-eletrônica, 8(1). doi:10.1590/S1676-56482009000100004

Guimarães, J. C. F., Dorion, E. C. H., & Severo, E. A. (2019). Antecedents, mediators and consequences of sustainable operations: A framework for analysis of the manufacturing industry. Benchmarking: An International Journal. doi:10.1108/BIJ-09-2018-0296

Hair, J. F., Jr., Anderson, R. E., Tatham, R. L., & Black, W. C. (2005). Análise multivariada de dados (5a ed.). Porto Alegre: Bookman.

Haws, K. L., Winterich, K. P., & Naylor, R. W. (2014). Seeing the world through GREEN tinted glasses: Green consumption values and responses to environmentally friendly products. Journal of Consumer Psychology, 24(3), 336-354. doi:10.1016/j.jcps.2013.11.002

IPCC. (2014). INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Climate Change 2014: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Recuperado de https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2018/05/SYR_AR5_FINAL_full_wcover.pdf

Joshi, Y., & Rahman, Z. (2017). Investigating the determinants of consumers’ sustainable purchase behaviour. Sustainable Production and Consumption, 10, 110–120. doi:10.1016/j.spc.2017.02.002

Karmarkar, U. R., & Bollinger, B. (2015). BYOB: how bringing your own shopping bags leads to treating yourself and the environment. Journal of Marketing, 79(4), 1-15. doi:10.1509/jm.13.0228

Koszewska, M., Militki, J., Mizsey, P., & Benda-Prokeinova, R. (2017). Comparative analysis of sustainable consumption and production in Visegrad region - conclusions for textile and clothing sector. IOP Conf. Ser.: Mater. Sci. Eng., 254. doi:10.1088/1757-899X/254/20/202003

Kyle, A. D., Woodruff, T. J., & Axelrad, D. A. (2006). Integrated assessment of environment and health: America’s children and the environment. Ciência & Saúde Coletiva, 11(2), 439-451. doi: 10.1590/S1413-81232006000200021

Lages, N. S., & Vargas, A., Neto. (2002). Mensurando a consciência ecológica do consumidor: um estudo realizado na cidade de Porto Alegre. Anais do Encontro Nacional da ANPAD – ENANPAD. Salvador, BA, Brasil, 26.

Laroche, M., Bergeron, J., & Barbaro-Forleo, G. (2001). Targeting consumers who are willing to pay more for environmentally friendly products. Journal of Consumer Marketing, 18(6), 503-520. doi:10.1108/EUM0000000006155

Leal, J. S., & Baldanza. R. F. (2020). Clique aqui! Hipermídia, compra compulsiva e dispositivos móveis. Revista Brasileira de Marketing – ReMark, 19(1), 81-105. doi:10.5585/remark.v19i1.17138

Lorek, S., & Spangenberg, J. H. (2014). Sustainable consumption within a sustainable economy – beyond green growth and green economies. Journal of Cleaner Production, 63, 33-44. doi:10.1016/j.jclepro.2013.08.045

Maloney, M. P., Ward, M. P., & Braucht, G. N. (1975). A revised scale for the measurement of ecological attitudes and knowledge. American Psychologist, 30(7), 787-790. doi:10.1037/h0084394

Marquina, P., & Morales, C. E. (2012). The influence of CSR on purchasing behaviour in Peru and Spain. International marketing review, 29(3), 299-312. doi:10.1108/02651331211229778

Martinez, M. F. (2010). Variáveis explicativas da favorabilidade ambiental do consumidor: uma investigação na cidade de São Carlos (Tese de Doutorado, Fundação Getúlio Vargas). Recuperado de http://hdl.handle.net/10438/8166

Mazar, N., & Zhong, C. B. (2010). Do green products make us better people? Psychological Science, 21(4), 494-498. doi:10.1177/0956797610363538

Minton, E. A., Xie, H. J., Gurel-Atay, E., & Kahle, L. R. (2018). Greening up because of god: The relations among religion, sustainable consumption and subjective well-being. International Journal of Consumer Studies, 42(6), 655-663. doi:10.1111/ijcs.12449

Mohr, L. A., Webb, D. J., & Harris, K. E. (2001). Do Consumers Expect Companies to be Socially Responsible? The Impact of Corporate Social Responsibility on Buying Behavior. Journal of Consumer Affairs, 35(1), 45-72. doi:10.1111/j.1745-6606.2001.tb00102.x

Mongeon, P., & Paul-Hus, A. (2016). The journal coverage of Web of Science and Scopus: a comparative analysis. Scientometrics, 106(1), 213-228. doi:10.1007/s11192-015-1765-5

Moura, L. K. B., Mesquita, R. F., Mobin, M., Matos, F. T. C., Monte, T. L., Lago, E. C., ... Sousa, L. R. M. (2017). Uses of Bibliometric Techniques in Public Health Research. Iranian Journal of Public Health, 46(10), 1435-1436. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5750357/

ONU. United Nations. (2007). Indicators of sustainable development: guidelines and methodologies (3ª ed.). New York, EUA: United Nations publication.

Palma, L., & Nascimento, L. F. (2005). A aceitação de produtos que utilizam matéria-prima reciclada em sua composição [Edição 48]. REAd, 11(6). Recuperado de http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/20181.

Paul, J., Modi, A., & Patel, J. (2016). Predicting green product consumption using theory of planned behavior and reasoned action. Journal of retailing and consumer services, 29, 123-134. doi:10.1016/j.jretconser.2015.11.006

Pinheiro, L. R., Lisboa, C. P., Amaral, M. F., & Cargnin, T. D. M. (2009). Trajetórias e tomadas de posição no campo ambiental: práticas sociais para reciclagem. Educação e Realidade, 34(3), 95-116. Recuperado de http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/9088

Policyinteractive. (2014). New American dream poll 2014. Recuperado de https://www.policyinteractive.org/new-american-dream-poll-2014/

Roberts, J. A. (1996). Green consumers in the 1990s: profile and implications for advertising. Journal of Business Research, 36(3), 217-231. doi:10.1016/0148-2963(95)00150-6

Rohrich, S. S., & Cunha, J. C. (2004). A proposição de uma taxonomia para a análise da gestão ambiental no Brasil. RAC, 8(4), 81-97. doi:10.1590/S1415-65552004000400005

Romeiro, M. C. (2006). Um estudo sobre o comportamento do consumidor ambientalmente favorável: uma verificação na região do ABC Paulista (Tese de doutorado, Universidade de São Paulo). Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-26022007-102553/pt-br.php

Santos, L. E., & Andery, M. A. P. A. (2006). O estabelecimento de função discriminativa ou condicional de respostas e sua participação em classe de estímulos equivalentes. Rev. Interação em Psicologia, 10(2), 253-265. doi:10.5380/psi.v10i2.7688

Semprebon, E., Mantovani, D., Demczuk, R., Maior, C. S., & Vilasanti, V. (2019). Green consumption: a network analysis in marketing. Marketing Intelligence & Planning, 37(1), 18-32. doi:10.1108/MIP-12-2017-0352

Sethi, P. S. (1975). Dimensions of corporate social performance: an analytical framework. California Management Review, 13(3), 58-64. doi:10.2307/41162149

Setti, A. F. F., & Bógus, C. M. (2010). Participação comunitária em um programa de intervenção em área de proteção ambiental. Saúde Soc., 19(4), 946-960. doi:10.1590/S0104-12902010000400020

Siena, O. (2008). Método para avaliar desenvolvimento sustentável: técnicas para escolha e ponderação de aspectos e dimensões. Prod., 18(2), 359-374. doi:10.1590/S0103-65132008000200012

Silva, A. W. P., Coelho, A. L. A. L., Santos, H. C. C., Veiga, A. R., Neto, Castro, A. B. C., & El-Aouar, W. A. (2019). Education principles and practises turned to sustainability in primary school. Environ Dev Sustain. doi:10.1007/s10668-019-00505-2

Silva, B. G., Santos, H. C. C., Silva, A. W. P., Coelho, A. L. A. L., Oliveira, B. N. F., Pellizzoni, L. N., Moura, J. S., Neto, & Sabino, F. H. P. S. (2018). Análise do Discurso de Sustentabilidade da Empresa Samarco a partir de Materiais Visuais. Facear, 1(7). Recuperado de http://revista.facear.edu.br/artigo/$/analise-do-discurso-de-sustentabilidade-da-empresa-samarco-a-partir-de-materiais-visuais

Silva, V. H. M., Silveira-Martins, E., & Otto, I. M. (2017). Mensuração da consciência ambiental dos consumidores: proposta e validação de escala. Revista de Administração da UFSM, 10, 63-78. doi:10.5902/1983465925201

Skinner, B. F. (2007). Seleção por consequências. Rev. bras. ter. comport. cogn., 9(1), 129-137. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452007000100010

Sobral, A., & Freitas, C. M. (2010). Modelo de organização de indicadores para operacionalização dos determinantes socioambientais da saúde. Saúde Soc., 19(1), 35-47. Recuperado de http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-12902010000100004&script=sci_abstract&tlng=pt

Souza, C. D. (2013). La organización del conocimiento: Estudio bibliométrico en la base de datos ISI Web of Knowledge. Biblios: Journal of librarianship and information science, (51), 20-32. doi:10.5195/biblios.2013.108

Souza, J. N. S., & Benevides, R. C. A. (2005, outubro). Marketing verde: comportamentos e atitudes dos consumidores. Artigo apresentado no II Simpósio de Excelência em Gestão em Tecnologia, 2., 2005, Resende. RJ. Recuperado de http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos05/343_Marketing%20verde.pdf

Stern, P. C. (1999). Information, incentives, and proenvironmental consumer behavior. Journal of Consumer Policy, 22(4), 461-478. doi:10.1023/A:1006211709570

Stone, G., Barnes, J. H., & Montgomery, C. (1995). ECOSCALE: The scale for the measurement of environmentally responsible consumers. Psychology & Marketing, 12(7), 595-612. doi:10.1002 / mar.4220120704

Straughan, R. D., & Roberts, J. A. (1999). Environmental segmentation alternatives: a look at green consumer behavior in the new millennium. Journal of Consumer Marketing, 16(6), 558-575. doi:10.1108/07363769910297506

Sun, Y. H., Liu, N. N., & Zhao, M. Z. (2019). Factors and mechanisms affecting green consumption in China: A multilevel analysis. Journal of Cleaner Production, 209, 481-493. doi:10.1016 / j.jclepro.2018.10.241

Veiga, A. R., Neto, Costa, F. P., Silva, A. W. P., El-Aouar, W. A., & Dantas, B. L. L. (2019). Marketing ambiental como estratégia empresarial: fatores determinantes segundo publicitários brasileiros. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 12(1), 230-263. doi:10.19177/reen.v12e12019230-263

Wang, C., Ghadimi, P., Lim, M. K., & Tseng, M. L. (2019). A literature review of sustainable consumption and production: A comparative analysis in developed and developing economies. Journal of Cleaner Production, 206, 741-754. doi:10.1016/j.jclepro.2018.09.172

Zareie, B., & Navimipour, N. J. (2016). The impact of electronic environmental knowledge on the environmental behaviors of people. Computers in Human Behavior, 59, 1-8. doi:10.1016/j.chb.2016.01.025.




DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v19i4.16470

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de Marketing

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Revista Brasileira de Marketing – ReMark

e-ISSN: 2177-5184
https://periodicos.uninove.br/index.php/remark/index 

Rev. Bras. Mark. - ReMark ©2020 Todos os direitos reservados.