Modos de governança em redes de franquias internacionalizadas: seleção de parceiros e relacionamentos

Vanessa Pilla Galetti Bretas, Thelma Valéria Rocha, Eduardo Eugênio Spers, Pedro Lucas de Resende Melo

Resumo


Objetivo: Este artigo tem como objetivo investigar as influências da seleção de parceiros e do desenvolvimento de relacionamentos na escolha do modo de governança em franchising internacional.

Metodologia/abordagem: Aplicando uma metodologia qualitativa com método estudo de caso múltiplo, baseado em dez entrevistas em profundidade com gestores das empresas e especialistas, foram elaborados três estudos de caso, nos quais comparam-se as estratégias de internacionalização adotadas por redes de franquias.

Principais resultados: Os resultados obtidos permitiram observar que a seleção de parceiros e relacionamentos influenciam a escolha do modo de governança. Os relacionamentos também são um fator de influência para a seleção de parceiros. A partir destas conclusões, foi possível propor um modelo integrativo das relações estabelecidas entre seleção de parceiros, relacionamentos e modo de governança.

Contribuições teóricas/metodológicas: Apesar de ser citado como uma opção de entrada em mercados internacionais, ainda há poucos estudos que investigam modos de governança em franchising internacional. Este artigo contribui para a academia ao explorar temas apontados como prioritários para o franchising e atender a sugestões de pesquisas propostas em estudos anteriores.

Relevância/originalidade: O modelo proposto sugere que as redes de franquias considerem os relacionamentos e parceiros locais na construção de arranjos e combinações mais complexas de modos de governança em mercados estrangeiros, identificando oportunidades coerentes com sua estratégia.


Palavras-chave


Gestão Internacional; Internacionalização de franquias; Marketing Internacional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.17139

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de Marketing

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Revista Brasileira de Marketing – ReMark

e-ISSN: 2177-5184
https://periodicos.uninove.br/index.php/remark/index 

Rev. Bras. Mark. - ReMark ©2020 Todos os direitos reservados.