Modos de governança em redes de franquias internacionalizadas: seleção de parceiros e relacionamentos
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.17139Palavras-chave:
Gestão Internacional, Internacionalização de franquias, Marketing Internacional.Resumo
Objetivo: Este artigo tem como objetivo investigar as influências da seleção de parceiros e do desenvolvimento de relacionamentos na escolha do modo de governança em franchising internacional.
Metodologia/abordagem: Aplicando uma metodologia qualitativa com método estudo de caso múltiplo, baseado em dez entrevistas em profundidade com gestores das empresas e especialistas, foram elaborados três estudos de caso, nos quais comparam-se as estratégias de internacionalização adotadas por redes de franquias.
Principais resultados: Os resultados obtidos permitiram observar que a seleção de parceiros e relacionamentos influenciam a escolha do modo de governança. Os relacionamentos também são um fator de influência para a seleção de parceiros. A partir destas conclusões, foi possível propor um modelo integrativo das relações estabelecidas entre seleção de parceiros, relacionamentos e modo de governança.
Contribuições teóricas/metodológicas: Apesar de ser citado como uma opção de entrada em mercados internacionais, ainda há poucos estudos que investigam modos de governança em franchising internacional. Este artigo contribui para a academia ao explorar temas apontados como prioritários para o franchising e atender a sugestões de pesquisas propostas em estudos anteriores.
Relevância/originalidade: O modelo proposto sugere que as redes de franquias considerem os relacionamentos e parceiros locais na construção de arranjos e combinações mais complexas de modos de governança em mercados estrangeiros, identificando oportunidades coerentes com sua estratégia.
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