Hoje é dia de postar? Um estudo cross-cultural no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v20i3.17668Palavras-chave:
Mídias sociais, Engajamento, Dia da postagem, Twitter, Cross-culturalResumo
Objetivo: O estudo teve como objetivo analisar o efeito do dia da semana no engajamento dos usuários no Twitter.
Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, conclusiva, descritiva, com coleta de dados por observação e análise via estatística descritiva e Teste-T. Foram analisadas 51.967 postagens realizadas por 45 dos perfis profissionais com maior número de seguidores de cinco países (Argentina, Brasil, Canadá, EUA e México) em um período de 24 meses.
Originalidade/Relevância: O estudo busca aprofundar sobre o engajamento em mídias sociais, em especial, o Twitter. Os resultados encontrados indicam a existência dos efeitos do dia da postagem e o país do perfil no engajamento de usuários no Twitter.
Resultados: Os resultados revelaram que sábado e domingo possuem menor média de postagens, porém, apresentam maior média nas duas variáveis de engajamento. Observou-se diferença estatística significativa e positiva na variável retweet em postagens no final de semana. Já a variável favorite não apresentou diferença estatística. Os resultados mostram diferenças no comportamento dos usuários nos cinco países em relação ao engajamento.
Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo avança na literatura acerca da influência do dia da semana no engajamento e das diferenças culturais entre países no engajamento.
Contribuições gerenciais/sociais: Gerencialmente, o estudo oferece insumos para o planejamento de postagens pelos profissionais de marketing visando maior engajamento numa plataforma de mídia social focada em textos, de acordo com o dia e o país em que o conteúdo é disponibilizado.
Downloads
Referências
Achen, R. M., Kaczorowski, J., Horsmann, T., & Ketzler, A. (2020). Comparing organizational content and fan interaction on Twitter and Facebook in United States professional sport. Managing Sport and Leisure, 1-18.
Coelho, R. L. F., de Oliveira, D. S., & de Almeida, M. I. S. (2016). Does social media matter for post typology? Impact of post content on Facebook and Instagram metrics. Online Information Review, 40(4), 458-471.
Cvijikj, I. P., & Michahelles, F. (2013). Online engagement factors on Facebook brand pages. Social network analysis and mining, 3(4), 843-861.
De Vries, L., Gensler, S., & Leeflang, P. S. (2012). Popularity of brand posts on brand fan pages: An investigation of the effects of social media marketing. Journal of interactive marketing, 26(2), 83-91.
Ibrahim, N. F., Wang, X., & Bourne, H. (2017). Exploring the effect of user engagement in online brand communities: Evidence from Twitter. Computers in Human Behavior, 72, 321-338.
Kaplan, A. M., & Haenlein, M. (2010). Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media. Business horizons, 53(1), 59-68.
Kim, C., & Yang, S. U. (2017). Like, comment, and share on Facebook: How each behavior differs from the other. Public Relations Review, 43(2), 441-449.
Linqia. (2019). The State of Influencer Marketing. Recuperado de https://linqia.com/wp-content/uploads/2019/04/Linqia-State-of-Influencer-Marketing-2019-Report.pdf
PWC Brasil. (2019). Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2019-2023. Recuperado de https://www.pwc.com.br/pt/estudos/setores-atividade/pesquisa-global-de-entretenimento-e-midia-2019-2023.html
Sabate, F., Berbegal-Mirabent, J., Cañabate, A., & Lebherz, P. R. (2014). Factors influencing popularity of branded content in Facebook fan pages. European management journal, 32(6), 1001-1011.
Santos, S. S. S., Begnini, S., & Carvalho, C. E. (2020). O efeito do uso das mídias sociais e das capacidades dinâmicas no desempenho mercadológico de micro, pequenas e médias empresas. Revista Brasileira de Marketing, 19(1), 174-196.
Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2016). Research methods for business students (Seventh). Nueva York: Pearson Education.
Schultz, C. D. (2017). Proposing to your fans: Which brand post characteristics drive consumer engagement activities on social media brand pages?. Electronic Commerce Research and Applications, 26, 23-34.
Serra, B., Storopoli, J. E., Pinto, C. F., & Serra, F. R. (2013). Mídias sociais e negócios: um estudo Delphi. Revista Ibero Americana de Estratégia, 12(1), 236-253.
Sheldon, P., Rauschnabel, P. A., Antony, M. G., & Car, S. (2017). A cross-cultural comparison of Croatian and American social network sites: Exploring cultural differences in motives for Instagram use. Computers in human behavior, 75, 643-651.
Soares, J. C. (2018). Fatores que influenciam na popularidade de postagens de marcas em mídias sociais: um estudo netnográfico no contexto da instituição de ensino superior. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Soares, J. C., Sarquis, A. B., Cohen, E. D., & Soares, T. C. (2019). Social media marketing communication: effect of interactivity and vividness on user engagement. Revista Brasileira de Marketing, 18(4), 244-268.
Socialbakers. (2020). Statistics of the top Twitter accounts. Recuperado de http://socialbakers.com/statistics/twitter/profiles
Statista. (2020). Leading countries based on number of Twitter users as of January 2020. Recuperado de https://www.statista.com/statistics/242606/number-of-active-twitter-users-in-selected-countries
Tsai, W. H. S., & Men, L. R. (2017). Consumer engagement with brands on social network sites: A cross-cultural comparison of China and the USA. Journal of Marketing Communications, 23(1), 2-21.
Uzunoğlu, E., & Kip, S. M. (2014). Brand communication through digital influencers: Leveraging blogger engagement. International Journal of Information Management, 34(5), 592-602.
Vivek, S. D., Beatty, S. E., & Morgan, R. M. (2012). Customer engagement: Exploring customer relationships beyond purchase. Journal of marketing theory and practice, 20(2), 122-146.
Yu, S., & Hu, Y. (2020). When luxury brands meet China: The effect of localized celebrity endorsements in social media marketing. Journal of Retailing and Consumer Services, 54, 102010.
Wagner, T. F., Baccarella, C. V., & Voigt, K. I. (2017). Framing social media communication: Investigating the effects of brand post appeals on user interaction. European Management Journal, 35(5), 606-616.
Weinberg, B. D., & Pehlivan, E. (2011). Social spending: Managing the social media mix. Business horizons, 54(3), 275-282.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 João Coelho Soares, Martin de La Martiniere Petroll, Ricardo Limongi França Coelho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 694
- PDF (English) 551