Editorial volume 20, número 1 - 2021

Autores/as

Palabras clave:

Editorial, RemarK

Resumen

O ano de 2020 foi marcado pelos desafios da pandemia e pelos seus efeitos em todas as áreas da sociedade. Isto é evidente nos fenômenos em Marketing e Comportamento do Consumidor e na pesquisa acadêmica sobre eles. Para o pesquisador, além das dificuldades de acesso ao campo e da mudança contextual abrupta, a atuação paralela no ensino exigiu mudanças consideráveis, a começar pela adaptação à modalidade a distância e ao home office. As condições financeiras das instituições – universitárias e de fomento à pesquisa - foi prejudicada. O receio com a nova doença (COVID-19) em si foi outro fator adverso, com repercussão psicológica. Parcela expressiva dos colegas comenta sobre a extensão da jornada profissional.

Apesar da dureza do ano pretérito, a produção científica continuou, dissertações e tese foram finalizadas, trabalhos foram expostos em congressos e artigos submetidos a periódicos. A Revista Brasileira de Marketing / Brazilian Journal of Marketing (ReMark/BJMkt) testemunhou essa pujança e superação, na quantidade e na qualidade dos manuscritos que recebeu em 2020. Por isso, parabéns, realmente parabéns, a todos e, em particular, aos autores que mantiveram o fluxo editorial da Revista!

Olhando para a frente, a ReMark/BJMkt segue balizada pelo editorial “A pesquisa em marketing no Brasil e o desafio/oportunidade de contribuição e legitimação na pandemia”, do seu número anterior. Está à disposição de pesquisadores com resultados e manuscritos tangentes às repercussões da pandemia no Marketing e no Comportamento do Consumidor. A Revista interessa-se em difundir avanços na compreensão dessa realidade em transformação, e que assim segue (nisso, nada há de exagero).

Mais uma vez, agradecemos aos diversos avaliadores que colaboraram com a ReMark/BJMkt neste trimestre. São essenciais seus pareceres sobre os manuscritos, após a avaliação preliminar dos editores (desk review). A competência de vocês legitima tanto a Revista quanto fortalece a nossa comunidade acadêmica.

Pelo segundo ano, premiamos os cinco melhores avaliadores do ano. Eles foram escolhidos com base na qualidade dos pareceres, cumprimento de prazo e quantidade de avaliações realizadas no ano. Eles foram, em 2020 (em ordem alfabética): Flávio Santino Bizarrias (UNINOVE); Georgiana Luna Batinga (UFMS); Lilian Maluf de Lima (ESALQ–USP); Marcelo Gabriel (UNIB); Natalia Araujo Pacheco (IPAM Lisboa). Merecem uma salva de palmas!

Neste ano de 2021, receberemos manuscritos para o número especial “ ‘Which place?’ The Future Pathways of Place Branding”, liderado pelas editoras convidadas Fabiana Mariutti e Magdalena Florek. Sua publicação deve ser no início de 2022. Iniciativas assim propiciam um fórum para temas emergentes. Desejamos repeti-las, como parte do papel de fomento da ReMark/BJMkt.

Ao longo deste 2021 queremos que a ReMark / BJMkt avançe na qualidade dos artigos, na internacionalização e nos padrões de governança. Para tanto, contamos com a sua contribuição, seja como leitor, avaliador, autor, membro dos colegiados.

Por fim, agradecemos à bibliotecária Cristiane Monteiro e à assistente editorial Mayara Fioravante pelo apoio constante. Múltiplas são as tarefas que lhes cabem para manter a ReMark / BJMkt “no ar!”. 

Obrigado que segue também para o Prof. Dr. José Eduardo Storopoli, pelo apoio institucional à Revista, e à Prof.a. Dra. Priscila Rezende da Costa, diretora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNINOVE.

Que cada um de vocês e os seus, que se liga à ReMark/BJMkt, mantenha a saúde; eis o nosso desejo sincero.

Boa leitura!

Julio Carneiro da Cunha – Editor-chefe

André Torres Urdan – Editor científico

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Julio Carneiro da Cunha, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor em Administração (FEA / USP), doutor em Administração de Empresas (EAESP / FGV), mestre em Administração de Organizações (FEA-RP / USP), bacharel em Ciências Econômicas (FEA-RP / USP), Ciências Contábeis (FEA-RP / USP), Marketing (EACH / USP), Administração de Empresas (UNAERP) e Comércio Exterior (UNAERP).

Publicado

2021-04-22

Cómo citar

Carneiro da Cunha, J., & Urdan, A. T. (2021). Editorial volume 20, número 1 - 2021. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 20(1). Recuperado a partir de https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/19843

Número

Sección

Editorial