Interatividade quando Moderada por Esforço Cognitivo Aumenta a Memorização

Autores/as

  • George Bedinelli Rossi Universidade de São Paulo - EACH/USP, São Paulo
  • Renan Presti ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v14i3.2916

Palabras clave:

interatividade, memorização, esforço cognitivo.

Resumen

O mundo tecnológico apresenta termos de interação que estão em constante movimento e que, diretamente ou não, exercem considerável influência sobre a mente do homem. O estudo analisou o elo da Interatividade Multi-Dimensional no processo cognitivo e os elementos que mediam essa relação com a memória. O foco foi aprofundar o estudo sobre uma abordagem interativa específica – no caso, a Multi-Dimensional -, trazendo esclarecimentos sobre as variáveis que atuam entre a interatividade e seus efeitos. O trabalho teve por objetivo esclarecer de que forma os relacionamentos epistêmicos compõem a Interatividade e a Memorização. Para tal, foram usadas três variáveis na pesquisa: Interatividade, Esforço Cognitivo e Memória Explícita. A partir da análise e relacionamento entre as variáveis citadas, a compreensão de quais fatores são mais relevantes para atividades interativas foi o resultado obtido.

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Biografía del autor/a

George Bedinelli Rossi, Universidade de São Paulo - EACH/USP, São Paulo

Graduação em Engenharia Elétrica Modalidade Eletrônica pela Faculdade de Engenharia de São Paulo (1982), mestrado em Administração de Empresas (Sp) pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1996) e doutorado em Administração de Empresas (Sp) pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1999). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo - Campus Gov. Mario Covas, Universidade de São Caetano do Sul - USCS e da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM.

Publicado

2015-09-28

Cómo citar

Rossi, G. B., & Presti, R. (2015). Interatividade quando Moderada por Esforço Cognitivo Aumenta a Memorização. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 14(3), 304–321. https://doi.org/10.5585/remark.v14i3.2916