O Consumo de Crédito como Expressão da Dádiva Sob a Perspectiva de Idosos de Baixa Renda

Autores/as

  • Bruno Medeiros Ássimos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Gustavo Tomaz de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Georgiana Luna Batinga Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Marcelo de Rezende Pinto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3848

Palabras clave:

Crédito. Dádiva. Idosos.

Resumen

Objetivo: compreender como o consumo de crédito se expressa como dádiva, ao se analisar a perspectiva de idosos de baixa renda.

Métodos: entrevista em profundidade com roteiro semiestruturado e procedimentos etnográficos de observação participante.

Originalidade/Relevância: o crédito funciona como um componente-chave carregado de aspectos culturais que podem gerar um sentimento de liberdade ou prisão no consumidor, funcionando também como mecanismo de produção e governo de subjetividades coletivas e individuais, ainda pouco estudadas sob o prisma do idoso de baixa renda.

Resultados: foi possível notar que a dádiva abarca não só o ato de pagar, mas penetra sobre o subjetivo, projetando algo singular, incluindo os afetos, os laços e as emoções, em algo palpável como o empréstimo do nome; seus efeitos são anunciados e a quebra de qualquer parte do ciclo representa um ato contra a própria comunidade e não apenas com o idoso envolvido.

Contribuições teóricas: o estudo avança no entendimento da dádiva na ótica do consumo de crédito, ultrapassando a compreensão deste como um simples consumo de um produto financeiro. Os resultados discutidos descortinam a questão do “custo” e o “risco” da dádiva, elementos pouco presentes no relato de outros trabalhos que contemplaram a temática.

Contribuições sociais/para a gestão: este estudo contribui para que ofertantes de crédito alinhem suas estratégias de comunicação e relacionamento aos significados construídos pelos idosos em suas relações cotidianas, além disso, responsáveis por políticas públicas podem se inspirar para diminuir as disfunções e assimetrias presentes nas relações entre governo, empresas e cidadãos.

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Biografía del autor/a

Bruno Medeiros Ássimos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Gustavo Tomaz de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor da Universidade Estadual de Minas Gerais. Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Georgiana Luna Batinga, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Marcelo de Rezende Pinto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

Publicado

2018-09-20

Cómo citar

Ássimos, B. M., de Almeida, G. T., Batinga, G. L., & Pinto, M. de R. (2018). O Consumo de Crédito como Expressão da Dádiva Sob a Perspectiva de Idosos de Baixa Renda. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(6), 914–930. https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3848