Fatores Sociodemográficos e a Relação com a Aceitação dos Consumidores quanto às Marcas Próprias no Varejo Supermercadista

Autores/as

  • Célio Alves Castro Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
  • Thel Algusto Monteiro Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
  • Antonio Carlos Giuliani Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
  • Rosana Borges Zaccaria Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i3.3372

Palabras clave:

Marcas Próprias, Variáveis Sociodemográficas, Redes Supermercadistas.

Resumen

A adoção de marcas próprias trazem diversos benefícios, em especial, para o varejo supermercadista, contudo, no mercado brasileiro essa estratégia ainda atua de forma embrionária ao se comparar com o Reino Unido considerado o primeiro em marcas próprias nesta categoria. Nesse sentido, através de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, o estudo consiste em identificar o perfil do consumidor regular de marcas próprias quanto à aceitação de dez categorias de produtos passíveis de serem comercializadas no varejo supermercadista sob a perspectiva das principais variáveis sociodemográficas. Foi utilizada a escala Likert aplicada a 167 indivíduos no período de Abril e Maio de 2016. Alguns estudos avaliam a significância das relações entre a aceitação das marcas próprias e variáveis sociodemográficas como idade, gênero, escolaridade e classe socioeconômica, contudo, não fazem recortes por categorias de produtos. Um dos resultados deste estudo refere-se ao fato de que para a amostra pesquisada, as classes socioeconômicas que mais aceitam as marcas próprias de forma geral são as de extremidade, ou seja: A, B1, D e E, sendo que as classes intermediárias apresentaram maior rejeição. 

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Biografía del autor/a

Célio Alves Castro, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Possui especialização em Marketing (MBA) - Fundação Getúlio Vargas (2012), graduação em Administração de Empresas - Faculdades Integradas Brasileiras (2007). Atualmente é professor da Faculdade Santa Bárbara e professor - Faculdades Integradas Brasileiras. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, empreendedorismo, marketing, satisfação e liderança.

Thel Algusto Monteiro, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Doutor em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (2015), Mestre em Administração (2007), Especialista em Marketing Estratégico (2003), e Bacharel em Administração de Empresas (2001). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unimep, responsável pelas disciplinas Canais de Marketing e Comportamento do Consumidor. Possui capítulos de livros e artigos científicos publicados nas áreas de administração mercadológica, planejamento estratégico de marketing e sustentabilidade. É Editor da Revista "Caderno Profissional de Marketing" da UNIMEP.

Antonio Carlos Giuliani, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Graduado em Administração pela UNIMEP, Especialização em Marketing pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, e pela University of Califórnia Berkeley, Doutorado e Mestrado em Administração - UNIMEP. Atualmente é professor tempo integral na área de Marketing e Coordenador do PPGA - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional e Doutorado em Administração e do MBA em Marketing da UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba. Presidente da Comissão de Ensino de Pós-Graduação da UNIMEP. É professor visitante das Universidades: Universidad Nacional de La Plata / Argentina, Universidad Madero / México, Universidad Sevilla / Espanha. É autor e co-autor de 17 livros no Brasil, Argentina, México e Estados Unidos. Consultor ad-hoc do Ministério da Educação, INEP/SINAES. Experiência em empresas do setor de varejo e serviços na área de Gestão e Marketing por 25 anos. Pesquisador do grupo de estudos de Marketing, Estratégia e Varejo, desenvolvendo estudos na área de Estratégias de Marketing de Varejo e Serviços.

Rosana Borges Zaccaria, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Gradualda em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba, mestrado e em Comunicação Social e doutorado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação e atua nas áreas de: marketing e criatividade, publicidade e propaganda, projeto experimental, comunicação interna e comunicação empresarial. É professora do PPGA - Programa de Mestrado em Administração Profissional da Unimep e dos cursos de especialização Lato Sensu: MBA Marketing e no MBA Marketing e Gestão de Negócios. Membro dos grupos de Pesquisa Marketing e Estratégia e Comunicação na era digital: cultura, estética e linguagem. É consultora em projetos de comunicação.

Publicado

2017-08-31

Cómo citar

Castro, C. A., Monteiro, T. A., Giuliani, A. C., & Zaccaria, R. B. (2017). Fatores Sociodemográficos e a Relação com a Aceitação dos Consumidores quanto às Marcas Próprias no Varejo Supermercadista. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(3), 369–382. https://doi.org/10.5585/remark.v16i3.3372