O efeito hedênico no consumo de café no Brasi
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v18i2.3903Palabras clave:
Consumo de café, Consumo hedônicos, Evocação Cognitiva, Evocação ambiente físico, Comportamento de consumoResumen
Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos moderadores do hedonismo nos fatores determinantes que influenciam na decisão de consumo de café no Brasil.
Método: Foram avaliados 505 consumidores de 25 Estados brasileiros. Ao abrigo da análise multivariada – Regressão Linear Múltipla.
Originalidade/Relevância: As motivações para o consumo de café diferem entre os consumidores. Algumas motivações hedônicas são apresentadas na literatura, e exercem o papel de moderadoras nas relações entre fatores ambientais físicos onde há o consumo de café, e fenômenos cognitivos durante o seu consumo. No entanto, ainda permanecem desconhecidas como as motivações hedônicas podem exercer impacto de moderação nas relações do ambiente físico e evocações cognitivas versus o consumo do café.
Resultados: Os resultados fornecem evidências empíricas de que os fatores motivacionais do ambiente físico e das evocações cognitivas não são suficientes para compreender o consumo de café.
Contribuições Teóricas/Metodológicas: Este estudo apresenta um avanço na literatura ao estudar o efeito de moderação hedônicas nas relações testadas, revela que o consumo de café não ocorre por questões utilitárias, mas sim pela importância e satisfação, no atendimento de diferentes sentidos multissensoriais como: prazer, excitação, diversão entre outros fenômenos hedônicos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Revista Brasileira de Marketing
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.