A cocriação e a coprodução geram valor e satisfação ao cliente? Análise da percepção de clientes de instituições financeiras

Autores

  • Fábio Rogério de Morais Universidade Federal de Rondônia
  • Edgar de Souza Pandolfi FAEMA - Faculdade de Educação e Meio Ambiente
  • Luciana Trindade Sanagioto FAAr - Faculdades Associadas de Ariquemes

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.17141

Palavras-chave:

Cocriação e Coprodução, Cocriação de Valor, Satisfação, Serviços Financeiros

Resumo

Objetivo do estudo: O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da coprodução e da cocriação na cocriação de valor e na satisfação do consumidor de serviços financeiros.

Metodologia/Abordagem: Utilizou-se de modelagem de equações estruturais (structural equations modelingSEM) para a avaliação empírica do modelo teórico que investiga o valor resultante da interação na produção ou criação conjunta e se o engajamento na cocriação e na coprodução possui efeitos positivos na construção do valor e da satisfação.

Principais resultados: O modelo apresentou estatísticas próximas dos valores aceitáveis, porém não suficientes para afirmar que há efeito da coprodução e da cocriação sobre o valor cocriado e a satisfação do cliente. É possível afirmar que há correlação entre as variáveis de coprodução e de Cocriação, mas o baixo poder de explicação aponta para necessidade de ajuste no modelo ou revisão dos constructos.

Contribuições teóricas/metodológicas: Ressalta-se a relação entre coprodução e cocriação, pois o modelo amplia o conhecimento sobre os constructos da coprodução e da cocriação aplicadas ao contexto financeiro, com categorias e proposta de modelagem, ao refinar as ideias de coprodução, cocriação, cocriação de valor e valor percebido (LDS).

Relevância/originalidade: O estudo constrói parâmetros de medição do valor cocriado na cocriação e coprodução de serviços e indica que os clientes de serviços financeiros coproduzem ou cocriam na extensão do fornecedor, e não do cliente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Rogério de Morais, Universidade Federal de Rondônia

Departamento de AdministraçãoDoutor em Administração

Edgar de Souza Pandolfi, FAEMA - Faculdade de Educação e Meio Ambiente

Departamento de AdministraçãoEspecialista em Administração

Luciana Trindade Sanagioto, FAAr - Faculdades Associadas de Ariquemes

Departamento de AdministraçãoEspecialista em Administração

Downloads

Publicado

05.05.2020

Como Citar

Morais, F. R. de, Pandolfi, E. de S., & Sanagioto, L. T. (2020). A cocriação e a coprodução geram valor e satisfação ao cliente? Análise da percepção de clientes de instituições financeiras. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(1), 126–149. https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.17141

Edição

Seção

Artigos