Sem dor, sem ganho! Reflexões sobre o sacrifício percebido de consumo a partir da prática fitness

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i2.17775

Palabras clave:

Sacrifício Percebido, Estilo de Consumo Fitness, Corpo, Dor.

Resumen

Objetivo: este artigo analisa o sacrifício percebido pelo consumidor que adota o estilo de vida fitness, propondo reflexões sobre dor, abdicação e esforço.

Método: o trabalho é um ensaio teórico, posicionado na abordagem do Sacrifício Percebido do Consumidor, sintetizando o conhecimento, posicionando-se quanto a ele, sendo um recurso para se pensar a realidade. 

Resultados: a argumentação instituída no ensaio aponta que o sacrifício percebido no estilo de vida do consumidor fitness é estabelecido a partir da ação abdicatória de um desejo, visando ao alcance de um objetivo compensatório, envolvendo uma esfera penosa e outra conchegativa. Neste cenário, a dor é apresentada tanto como elemento penoso para o alcance do belo corpo, da bela aparência e da aceitabilidade, quanto como constituinte da esfera conchegativa, sendo vista como um benefício em si, ao reforçar o discurso ‘no pain, no gain’. Aliás, a relação indivíduo versus corpo, neste estilo, representa uma antítese estabelecida entre amor-próprio e o ódio pela forma do corpo, exigindo práticas de manutenção e modificação constantes na estrutura física do indivíduo e na sua percepção sobre ela. Os riscos e custos envolvidos geram sensações de perda, especialmente do corpo habitual, englobando a esfera penosa do indivíduo que abdica de uma ação, visando alcançar um objetivo recompensador que gera transformações e reconstitui as sensações positivas, dentre elas, o prazer. 

Contribuições teóricas: a composição da percepção sacrificial retratada no ensaio se diferencia do conceito de sacrifício percebido até então, proposto na literatura, especialmente por meio dos elementos de ação abdicadora de um desejo, bem como da instituição de duas esferas presentes na percepção de sacrifício, observando as particularidades do contexto analisado, que destacam a importância da dor no processo de perceber sacrifício no fitness. 

Originalidade/relevância: o estudo revela que o objetivo ritualista desse sacrifício busca objetivos mais prosaicos que não estejam ligados às práticas das experiências místicas, mas à conquista do mercado das aparências, por meio de uma boa performance física e, especialmente, visual dos consumidores ávidos por atuarem em seus próprios corpos, purificando-os, continuamente, pela dor.

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Biografía del autor/a

Marianny Jessica de Brito Silva, UFPE

Doutoranda em Administração pela UFPE, atuando na linha "Gestão Organizacional", no campo temático "Marketing e Comportamento do Consumidor - MCC". Professora Substituta na UFPE, Campus do Agreste. Participante do grupo de pesquisa ConsuMeering - Engenharia do Consumidor da UFPE. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, atuando na linha de pesquisa "Marketing, Empreendedorismo e Tecnologia da Informação". Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua na área de Marketing, principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, consumo colaborativo, sacrifício no consumo, grupos de referência, consumo de moda, consumo sagrado e profano e relação entre consumo e gênero.

Salomão Alencar de Farias, UFPE

Professor Associado da UFPE na área de Marketing. Foi coordenador do PROPAD (04/2006 - 05/2008 e 04/2016-02/2018). Atual membro Coordenador do Comitê de área (Administração e Contabilidade) no CNPq, Membro Externo do Comitê para o Brasil do Escritório de Iniciativas Internacionais da GSU, Atlanta (2015-presente). Foi membro do Comitê Cientifico de Marketing do ENANPAD. Foi editor Chefe da BAR Brazilian Administration Review (04/2015-04/2018). Doutor em Administração (FEA/USP, 1998), Mestre em Administração (UFPB, 1991) e Bacharel em Administração (UECE, 1987).

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Publicado

2020-07-29

Cómo citar

Silva, M. J. de B., & Farias, S. A. de. (2020). Sem dor, sem ganho! Reflexões sobre o sacrifício percebido de consumo a partir da prática fitness. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(2), 388–405. https://doi.org/10.5585/remark.v19i2.17775

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Artigos