25 anos de pesquisa na base da pirâmide: um estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v22i2.22100Palabras clave:
Base da Pirâmide, Consumidor de Baixa Renda, Estratégias Empresariais, Pesquisa Bibliométrica, Produção AcadêmicaResumen
Objetivo: Este artigo tem como objetivo apresentar a evolução da produção acadêmica sobre marketing para a base da pirâmide por pesquisadores brasileiros no cenário nacional e internacional. Busca-se aprofundar a análise e compreensão do campo do conhecimento e das tendências acadêmicas.
Metodologia: O estudo foi realizado por meio da análise bibliométrica de 109 artigos, utilizando ferramentas como Gephi, análise de citações, pareamento bibliográfico, coautoria e validação das leis de Bradford e Price. O período da pesquisa foi de 1998 até 2022.
Resultados: Os resultados indicam que a produção científica está evoluindo, com frentes de pesquisa focadas em (i) nichos de mercado dentro da Base da Pirâmide (BoP), (ii) aspectos críticos do consumo, (iii) capitalismo inclusivo e (iv) inovação. A análise inclui ausência de um conceito padronizado de BoP e da necessidade de precisão das iniciativas pesquisadas.
Contribuições: A principal contribuição é uma revisão das publicações da BoP para sistematizar o conhecimento acumulado pela academia de marketing para incentivar e orientar futuras pesquisas na área. A principal implicação gerencial é a sinalização de resultados de percurso para empresas que pretendem utilizar estratégias de marketing BoP.
Originalidade: A pesquisa utiliza análises bibliométricas sofisticadas para examinar artigos publicados em periódicos, não apenas anais de conferências, em um longo intervalo de tempo.
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