Atitudes e Fatores que Influenciam o Consumo de Produtos Orgânicos no Varejo

Autores

  • Ricardo Rossetto Rodrigues Mestre em Administração pela Faculdade de Economia e Adm. de Ribeirão Preto - USP
  • Camila Castro Carlos Professora da Faculdades Integradas - FAFIBE
  • Paulo Sergio Miranda Mendonça Docente da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto - USP
  • Stella Ribeiro Alves Correa

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v8i1.2131

Palavras-chave:

Alimentos orgânicos, comportamento de compra, supermercado, consumo.

Resumo

O mercado de produtos orgânicos vem crescendo graças à preocupação de consumidores com uma alimentação mais saudável e às pressões do mercado para utilização de meios de produção mais sustentáveis. No Brasil, os produtos orgânicos também se configuram como uma tendência. O presente artigo visa identificar os fatores que influenciam o consumo desses produtos em Ribeirão Preto, São Paulo. Para tanto, foca sua análise nos consumidores de produtos orgânicos que optam pelo supermercado como ponto de venda. Empregou-se dois métodos de pesquisa. No primeiro, utilizou-se a pesquisa exploratória e, no segundo, a pesquisa descritiva, mais especificamente o survey. A análise estatística dos dados utilizou a técnica de análise fatorial. Os resultados mostraram que os fatores que levam ao consumo de produtos orgânicos são egocêntricos. Além disso, verificou-se que os consumidores sentem que existem barreiras comerciais que dificultam a compra desses produtos. DOI: 10.5585/remark.v8i1.2131

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Biografia do Autor

Ricardo Rossetto Rodrigues, Mestre em Administração pela Faculdade de Economia e Adm. de Ribeirão Preto - USP

Mestre em Administração pela Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto - USP

Camila Castro Carlos, Professora da Faculdades Integradas - FAFIBE

Mestre em Administração pela Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto - USP

Paulo Sergio Miranda Mendonça, Docente da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto - USP

Doutor em Administração – FEARP

Stella Ribeiro Alves Correa

Mestranda em Administração pela Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto - USP

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Publicado

24.03.2010

Como Citar

Rodrigues, R. R., Carlos, C. C., Mendonça, P. S. M., & Correa, S. R. A. (2010). Atitudes e Fatores que Influenciam o Consumo de Produtos Orgânicos no Varejo. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 8(1), 164–186. https://doi.org/10.5585/remark.v8i1.2131

Edição

Seção

Artigos