Dimensões e Determinantes da Satisfação de Alunos em uma Instituição de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2444Palavras-chave:
Satisfação de alunos, Análise fatorial, Dimensões, IES.Resumo
Diversos trabalhos acadêmicos buscam validar atributos, dimensões e constructos da satisfação de alunos em Instituições de Ensino Superior. Dentro deste escopo, o presente trabalho tem por objetivo mensurar o nível de satisfação dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior, extrair dimensões “latentes” e identificar os determinantes dessa satisfação. A pesquisa foi realizada em um campus recém implantado e os dados foram coletados através de uma escala de avaliação contendo 31 variáveis. A amostra foi de 139 alunos (p=0,50; e=0,08; 1-α=0,95) e a escala obteve um Coeficiente α de Cronbach de 0,92. Utilizou-se para extrair dimensões e sumarizar os dados a Análise Fatorial Exploratória (extração dos componentes principais) com rotação ortogonal Varimax. O procedimento extraiu seis fatores que explicam 59,04% da variabilidade total: “Atitudes dos professores” (eigenvalue=4,60), “Fatores extraclasse” (eigenvalue=3,99), “Suporte às atividades universitárias” (eigenvalue=3,40), “Método de ensino” (eigenvalue=3,01), “Capacitação dos professores” (eigenvalue=1,69) e “Atividades Acessórias” (eigenvalue=1,61). De forma geral, a maior média foi encontrada nas dimensão “Capacitação dos professores” e a menor em “Fatores extraclasse”. O escore geral de satisfação foi de 50,07% (baixo) indicando a necessidade de melhoria em diversas áreas da instituição. O modelo de Regressão Linear Múltipla (R2=0,97) foi significativo ao nível de 1% de probabilidade. A dimensão “Atitudes dos professores” foi a que mais contribuiu para o nível de satisfação dos alunos. DOI: 10.5585/remark.v11i3.2444Downloads
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Publicado
26.12.2012
Como Citar
Alcântara, V. de C., Luiz, G. V., Ferreira, A. C., & Silva Teodoro, S. A. (2012). Dimensões e Determinantes da Satisfação de Alunos em uma Instituição de Ensino Superior. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 11(3), 192–219. https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2444
Edição
Seção
Artigos