A solidão na cibercultura e o discurso do consumo consciente: um estudo da campanha “#usarbempegabem” da vivo
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v16i1.3311Palavras-chave:
Solidão na cibercultura, Ciberespaço, Discurso organizacional, Ethos discursivoResumo
O artigo se propõe a refletir sobre o discurso da empresa de telefonia Vivo na campanha publicitária #UsarBemPegaBem, que faz um apelo ao público a favor do uso consciente da internet em celulares e demais aparelhos eletrônicos. Embora configure uma aparente contradição o fato de que uma companhia que obtém seus lucros através da internet móvel advogue o seu uso moderado, buscamos imergir nos fatores que representariam a possível fundamentação desse discurso, como a hodierna solidão na cibercultura, a superficialidade das representações no ciberespaço e outras prováveis causalidades. Ademais, pincelamos brevemente a questão da Responsabilidade Social Empresarial e sua influência no discurso organizacional. Levando em conta o ethos enunciativo nos termos propostos por Maingueneau, propusemos uma análise dos vídeos institucionais da empresa, a fim de identificar a mudança no tom e indagar sobre a imagem enfim alcançada pela Vivo através das peças fílmicas e fórmulas propagandísticas produzidas sob a rubrica #PegaBem.