Uso de Métricas em Mídias Sociais e Indicadores de Desempenho do Site e sua Relação com o Valor da Marca em Empresas de Cosméticos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v17i1.3581Palavras-chave:
Métricas, Mídias Sociais, Indicadores de Desempenho do Site, Empresas de Cosméticos, Valor da Marca.Resumo
Este artigo procura analisar a utilização de métricas em “mídias sociais” e “indicadores de desempenho do site” e sua relação com o valor da marca pelas empresas de cosméticos instaladas no Brasil. Nesta pesquisa foi necessária a criação de uma base de dados dentro do período observado (novembro de 2015 a abril de 2016) nas 14 marcas de cosméticos selecionadas. Para a construção dessa base foram extraídos dados de 2 aplicativos de Redes Sociais (Facebook e Instagram) e 3 ferramentas de Digital Analytics (SimilarWeb, Alexa e Nibbler). A abordagem quantitativa foi apoiada pela técnica multivariada de regressão linear múltipla. Como resultado, apesar de não existir uma precisão numérica das métricas selecionadas em relação ao valor da marca é possível presumir que os agrupamentos que obtiveram melhores resultados nas análises de dados foram as métricas de “indicadores de desempenho do site”, sendo que a Unidade de Significância “Análise do site pelo Nibbler” obteve o maior R2 ajustado (0,332). O estudo propõe ainda uma forma preliminar de mensurar métricas que podem permitir a identificação de oportunidades para novas estratégias nas empresas, e consequentemente, aumentar a exposição e o valor de suas marcas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Luis Hernan Contreras Pinochet, Iara Louise Pachelli, Francisco Marcelo Monteiro da Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 1863
- PDF 3890