Conhecimento em Gestão, Vantagem Competitiva e Performance Empresarial: Proposição e Teste de um Modelo Fundamentado na “Resource Advantage Theory” em MPEs

Autores

  • Rafael Tunes Sebrae Minas
  • Plínio Rafael Reis Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i3.3514

Palavras-chave:

Vantagem Competitiva, Vantagem Comparativa, Performance, R-A theory.

Resumo

As micro e pequenas empresas (MPEs) representam quase 30% do PIB brasileiro, além de empregarem formalmente 44% da mão de obra nacional. Assim sendo, a preocupação com a performance das micro e pequenas empresas (MPEs) ganha destacada relevância social. Neste cenário, é fundamental entender como se podem formar vantagens competitivas sustentáveis (VCS) que sejam Valiosas, Raras, de difícil Imitação e de domínio da Organização (VRIO). Nesta perspectiva o trabalho partiu de uma revisão sobre os conceitos de vantagem competitiva sustentável, a Visão Baseada em Recursos (VBR) e seu conceito VRIO e da Resource Advantage Theory (R-A theory) de Shelby Hunt (1996), uma teoria que integra estratégia de negócios e de marketing. O trabalho procurou operacionalizar um modelo composto inicialmente por dezoito hipóteses, à cerca de como o conhecimento em gestão impacta na performance das MPEs. Após pesquisa quantitativa, baseada na percepção de empresários, concluiu-se que conhecimento em gestão, como um recurso da empresa, conduz à performance superior das MPEs, mas não necessariamente por meio de vantagens competitivas sustentáveis. O alto grau de Imitabilidade, entre as MPEs, surge como um fator que impacta na performance. O estudo contribui ao propor uma forma de operacionalizar a abordagem R-A theory e a VRIO de forma a analisar o impacto dos recursos sobre a performance da empresa. O estudo apresentou evidências favoráveis às proposições gerais do modelo, reforçando a importância do conhecimento em gestão como um dos recursos essenciais à construção de vantagens competitivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Tunes, Sebrae Minas

Rafael Tunes é analista de marketing no Sebrae Minas e professor universitário. É graduado em Publicidade e Propaganda pela UFMG, pós graduado em Gestão Estratégica de Marketing, Docência do Ensino Superior, Mestre em Administração e filiado à American Marketing Association. Atua como consultor e palestrante nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Marketing Digital e Contemporâneo, Infografia e Storytelling. Possui experiência nacional e internacional* nos mercados de franquia, indústria, serviços, educação e atacado distribuidor. Como especialista em marketing já atuou em empresas referência de seus segmentos: Colleguium, Bernoulli, Escola do Sebrae (EFG), , Newton Paiva, Rede Super, TVC, *Showcolate, Cacau Show e Megafort. Atualmente coordena o Marketing Educacional da Escola do Sebrae, é professor no MBA em Marketing Estratégico e Branding da UNA, professor na Pós Graduação Marketing Digital e Mídias Sociais da UNI e professor orientador no Curso de Especialização em Gestão Estratégica (CEGE) UFMG.

Plínio Rafael Reis Monteiro

Doutor em Administração (Ênfase em Marketing & Estratégia) pela UFMG e professor do CEPEAD/CAD/UFMG atuando em disciplinas de Estratégia, Análise e Pesquisa de Mercado, Estatística, Empreendedorismo e Marketing de Serviços, dentre outras. Tem experiência em consultoria, gestão empresarial e coordenação acadêmica em pós graduação Atualmente é coordenador do Curso de Graduação em Administração da UFMG, Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Estratégica (CEPEAD/UFMG) e coordenador do Núcleo de Tecnologias Inovadoras em Marketing e Empreendedorismo (TIME).

Downloads

Publicado

31.08.2017

Como Citar

Tunes, R., & Monteiro, P. R. R. (2017). Conhecimento em Gestão, Vantagem Competitiva e Performance Empresarial: Proposição e Teste de um Modelo Fundamentado na “Resource Advantage Theory” em MPEs. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(3), 298–316. https://doi.org/10.5585/remark.v16i3.3514

Edição

Seção

Artigos