Cadernos de Pós-graduação v. 4

					Visualizar Cadernos de Pós-graduação v. 4
Publicado: 04.09.2009

Editorial

  • Editorial

    José Luis Vieira de Almeida
    09-10
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v4n0.1789

Resenhas

Política e Educação

  • Educação superior e desenvolvimento no Estado de São Paulo

    Paolo Nosella, Ester Buffa
    49-64
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v4n0.1794
  • Imaginário e burocracia na escola pública: quando a realidade submete a fantasia e subordina o pedagógico

    Miguel Henrique Russo
    65-74
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v4n0.1795
  • A proposta da escola de tempo integral no Estado de São Paulo - novos desafios para a escola pública e para a formação de professores

    Luís Fábio Simões Pucci
    75-84
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v4n0.1796
  • Cidadania e democracia: as competências a serviço do capitalismo

    Valmir Pereira
    85-92
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v4n0.1797

Pesquisa em Educação

  • A importância e o lugar de teoria na pesquisa

    José J. Queiroz
    13-18
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v4n0.1790
  • Pesquisa na Instituição de Ensino Superior: referencial teórico, que bicho é este?

    José Eustáquio Romão
    19-32
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v4n0.1791
  • A teoria em pesquisa: o lugar e a importância do referancial teórico na produção em educação

    Ester Buffa
    33-38
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v4n0.1792
  • Grupo focal: uma alternativa em construção na pesquisa educacional

    Sandra Regina Gomes
    39-46
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v4n0.1793

Fundamentos da Educação

  • Educação escolar: a mediação como possibilidade de transformação

    Carina Alves da Silva Darcoleto
    95-110
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v4n0.1798
  • Reencantar a educação é possível?

    João Carlos Camolez, José Rubens Lima Jardilino
    111-120
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v4n0.1799
  • Identidade e representação da profissão docente: a literatura como documento de pesquisa em educação

    Wania Cecilia Sacco, José Rubens Lima Jardilino
    121-128
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v4n0.1800

Complexidade e Educação

  • Reforma do pensamento e da educação

    Marcos Antônio Lorieri
    131-138
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v4n0.1801
  • O pensamento de ordem superior

    Oswaldo Marques
    139-146
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v4n0.1802
  • A poesia ensina? Re-ligando mitos e logos a caminho do pensamento complexo

    Deisy Camargo
    147-154
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v4n0.1803
  • Uma leitura dos registros de indisciplina escolar sob a ótica do pensamento complexo

    Cleide Rita Silvério de Almeida, Paulo Roberto Rodrigues Simões
    155-162
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v4n0.1804