Autismo: Modos pedagógicos de alfabetização e letramento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.20989

Palavras-chave:

autismo e alfabetização, pedagogia tradicional, pedagogia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica

Resumo

Esta pesquisa qualitativa envolve Análise Documental de Coleções Didáticas destinadas à alfabetização de alunos com Transtornos do Espectro Autista, produzidas nos anos de 2015 a 2018, período posterior à determinação de Lei de obrigatoriedade de inclusão dos autistas no Sistema Regular de Ensino, em todos os níveis escolares (BRASIL, 2012; 2014). As questões problematizadoras que geraram a Análise Documental foram: Qual o aporte epistemológico utilizado, nestas Coleções, para norteamento dos processos de alfabetização? Ele estaria vinculado à lógica formal da Pedagogia Tradicional? Ou centrado na lógica dialética da Pedagogia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica? Os resultados confirmaram a hipótese inicial do uso único da lógica formal da Pedagogia Tradicional e possibilitaram o alcance do objetivo final da proposição de revisões epistemológicas destas Coleções, para uma formação reflexiva dos autistas, a partir de suas relações intra e inter pessoais, valorizadas pela Psicologia do Desenvolvimento Cultural e pela Filosofia Materialista da Linguagem.

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Biografia do Autor

Zizi Trevizan, Universidade Estadual Paulista, Unesp

Doutora em Letras

Gisele Silva Araújo, Universidade Estadual Paulista, Unesp

Doutoranda em Educação

 

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Publicado

10.05.2022

Como Citar

TREVIZAN, Zizi; ARAÚJO, Gisele Silva. Autismo: Modos pedagógicos de alfabetização e letramento. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e20989, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.20989. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20989. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos