Autismo: Modos pedagógicos de alfabetização e letramento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.20989

Palavras-chave:

autismo e alfabetização, pedagogia tradicional, pedagogia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica

Resumo

Esta pesquisa qualitativa envolve Análise Documental de Coleções Didáticas destinadas à alfabetização de alunos com Transtornos do Espectro Autista, produzidas nos anos de 2015 a 2018, período posterior à determinação de Lei de obrigatoriedade de inclusão dos autistas no Sistema Regular de Ensino, em todos os níveis escolares (BRASIL, 2012; 2014). As questões problematizadoras que geraram a Análise Documental foram: Qual o aporte epistemológico utilizado, nestas Coleções, para norteamento dos processos de alfabetização? Ele estaria vinculado à lógica formal da Pedagogia Tradicional? Ou centrado na lógica dialética da Pedagogia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica? Os resultados confirmaram a hipótese inicial do uso único da lógica formal da Pedagogia Tradicional e possibilitaram o alcance do objetivo final da proposição de revisões epistemológicas destas Coleções, para uma formação reflexiva dos autistas, a partir de suas relações intra e inter pessoais, valorizadas pela Psicologia do Desenvolvimento Cultural e pela Filosofia Materialista da Linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zizi Trevizan, Universidade Estadual Paulista, Unesp

Doutora em Letras

Gisele Silva Araújo, Universidade Estadual Paulista, Unesp

Doutoranda em Educação

 

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Tradução Maria Inês Corrêa Nascimento et al. Revisão Técnica Aristides Volpato Cardioli et al. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BAKHTIN, Mikhail. (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 16. ed. Tradução Michel Lachud e Yara Frateschi e colaboração de Lúcia Texeira Wisnik e Carlos Henrique D. Chagas Cruz. São Paulo: Hicitec, 2014.

BRASIL. Lei Federal n. 12.764 de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional da Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 30 do art. da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3zwQ59V. Acesso em: 17 jun. 2015.

BRASIL. Decreto n. 8.368, de 12 de dezembro de 2014. Regulamenta Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3ETpJD4. Acesso em: 17 jun. 2015.

CHIOTE, Fernanda de Araújo Binatti. Inclusão da criança com autismo na educação infantil: trabalhando a mediação pedagógica. 2. ed. Rio de Janeiro: Walk, 2015.

CUNHA, Maria Isabel da. Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária. Cadernos de Pedagogia Universitária – 6. Universidade de São Paulo, p. 05-38, jun. 2008. Disponível em: https://bit.ly/39JFcHz. Acesso em: 16 set. 2021.

ESTEBAN, Maria Paz Sandín. Pesquisa qualitativa em educação – fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

GAMBOA, Silvio Ancisar Sánchez. Pesquisa qualitativa: superando tecnicismos e falsos dualismos. Revista Contrapontos, v. 3, n. 3, p. 393-405, set./dez. 2003. Disponível em: https://bit.ly/3u3kKKQ. Acesso em: 16 set. 2021.

LAVOURA, Tiago Nicola; MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. A pedagogia histórico-crítica e a defesa da transmissão do saber elaborado: apontamentos acerca do método pedagógico. Perspectiva, USFC, v. 33 n. 1, 345-376, jan./abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p345. Disponível em: https://bit.ly/39r41I2. Acesso em: 16 set. 2021.

LÖHR, Thaise. Intervenção precoce em crianças com autismo: modelos Denver para a promoção da linguagem, da aprendizagem e da socialização. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 59, p. 293-297, jan./mar. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.44618. Disponível em: https://bit.ly/39r4dXM. Acesso em: 17 set. 2021.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1987. (Temas Básicos de Educação e Ensino).

ORRÚ, Silvia Ester. Autismo, linguagem e educação: interação social no cotidiano escolar. 3. ed. Rio de Janeiro: Walk, 2012.

ORRÚ, Silvia Ester. Aprendizes com autismo – aprendizagem por eixos de interesses em espaços não excludentes. Prefácio de Maria Tereza Eglér Mantoan. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2016.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Autores Associados, 1997.

SAVIANI, Dermeval. Educação socialista, pedagogia histórico-crítica e os desafios de uma sociedade de classes. In.: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (Orgs). Marxismo e educação: debates contemporâneos. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008, p. 223-274.

SAVIANI, Dermeval. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 7, n. 1, p. 26–43, 2015. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12463. Disponível em: https://bit.ly/2XJ93xp. Acesso em: 17 set. 2021.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

TREVIZAN, Zizi; SAMPAIO, Desireé Lorane Negrão. Docência e pesquisa na educação básica: a importância da análise documental de livros didáticos. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 49, p. 49, p. 60-45, set./dez., 2014. DOI: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i49.5584. Disponível em: https://bit.ly/3CB1gQS. Acesso em: 16 set. 2021.

TREVIZAN, Zizi. Saberes científicos e epistemologia da prática nos processos institucionais de formação docente e de formação de leitores. Perspectiva, USFC, v. 35 n. 1, p. 237-267, jan./mar., 2017. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p237. Disponível em: https://bit.ly/3u5eker. Acesso em: 16 set. 2021.

TREVIZAN, Zizi. PESSOA, Alex Sandro Gomes. Psiquismo, linguagem e autismo: contribuições da semiótica nos contextos educativos. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 71, p. 241-258, set./out. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.59074. Disponível em: https://bit.ly/3lPpmk5. Acesso em: 16 set. 2021.

TREVIZAN, Zizi. Contribuições da semiótica no desafio da construção de relações sociais não excludentes nos processos interlocutivos de autistas. In.: GEBRAN, Raimunda Abou; DIAS, Carmen Lúcia (Orgs.). Práticas educativas e inovação. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019, p. 191-214.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Pensamento e linguagem. Tradução Jefferson Luis Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José Aipolla Neto; Luiz Silveira Menna Barreto; Solange Castro Afeche. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

10.05.2022

Como Citar

TREVIZAN, Zizi; ARAÚJO, Gisele Silva. Autismo: Modos pedagógicos de alfabetização e letramento. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e20989, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.20989. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20989. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos