Formação ao Longo da Vida (FLV) de professores de Língua Portuguesa: agenciamentos e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.21100

Palavras-chave:

agenciamento docente, autonomia, competência docente, formação ao longo da vida, narrativas

Resumo

Neste artigo, discutimos, como objeto de pesquisa, o papel da Formação ao Longo da Vida (FLV) na trajetória profissional de um grupo de professores de Língua Portuguesa de uma cidade do interior de Minas Gerais. A noção de FLV considera o sujeito trabalhador como protagonista da sua trajetória formativa (FERREIRA, 2012; MEIRIEU, 2005; MERLE, 2006). Nesse sentido, buscamos, nas narrativas de vida dos participantes, traços de identificação para com essa ideia, bem como os benefícios, advindos da formação contínua, nas suas práticas pedagógicas. Para tal tarefa, como metodologia, utilizamos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) e projetamos oito categorias de análise. Por fim, concluímos que, mesmo havendo condições que dificultam a FLV no contexto pesquisado, os participantes reconhecem a necessidade de se colocarem como agentes centrais dos seus próprios percursos pessoal e profissional no decorrer da vida, agenciando, desse modo, diversos meios (AHEARN, 2001) para autoconstrução da identidade profissional.

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Biografia do Autor

Mateus Esteves de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestre em Estudos de Linguagens

Vicente Aguimar Parreiras, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Linguística Aplicada

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Publicado

03.03.2022

Como Citar

OLIVEIRA, Mateus Esteves de; PARREIRAS, Vicente Aguimar. Formação ao Longo da Vida (FLV) de professores de Língua Portuguesa: agenciamentos e possibilidades. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e21100, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.21100. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21100. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos