Estado da arte sobre formação colaborativa de professores no programa ler e escrever

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.21761

Palavras-chave:

Formação colaborativa de professores, Programa Ler e Escrever, Estado da Arte.

Resumo

Investiga-se nesse texto indícios bibliográficos que trazem a lume o caráter colaborativo da formação de professores do Programa Ler e Escrever da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. O levantamento foi feito nos sites de periódicos da área da educação: Caderno Cedes, Cadernos de Pesquisa, Educação e Pesquisa, Educação e Sociedade, Revista Brasileira de Educação e Estudos Pedagógicos. Foi feita busca também por dissertações e teses nos sites do IBICT e da CAPES. O descritor usado foi Programa Ler e Escrever e o critério foi procurar trabalhos que falassem da formação de professores no Programa. O período para busca compreendeu os anos de 2008 a 2018. Os dados localizados foram analisados e comentados a luz de autores nacionais e internacionais que tratam da formação docente e de políticas públicas de educação. Pode-se afirmar com base nas evidencias que tal formação de professores pode ser caracterizada como colaborativa.

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Biografia do Autor

Patricia Aparecida Bioto, Universidade Nove de Julho, PROGEPE - UNINOVE

Pós-Doutora em Educação

Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais

 

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Publicado

21.06.2022

Como Citar

BIOTO, Patricia Aparecida. Estado da arte sobre formação colaborativa de professores no programa ler e escrever. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e21761, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.21761. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21761. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos