State of the art on collaborative teacher training in read and writ program

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.21761

Keywords:

Formação colaborativa de professores, Programa Ler e Escrever, Estado da Arte.

Abstract

This text investigates bibliographic evidence that brings to light the collaborative nature of teacher training in the Read e Writer Program of the São Paulo State Department of Education. The survey was carried out on the websites of educational journals: Caderno Cedes, Cadernos de Pesquisa, Educação e Pesquisa, Educação e Sociedade, Revista Brasileira de Educação e Estudos Pedagógicos. A search was also made for dissertations and theses on the IBICT and CAPES websites. The descriptor used was the Reading and Writing Program and the criterion was to look for works that talked about the training of teachers in the Program. The search period comprised the years 2008 to 2018. The data located were analyzed and commented in the light of national and international authors dealing with teacher training and public education policies. It can be said based on the evidence that such teacher training can be characterized as collaborative.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Patricia Aparecida Bioto, Universidade Nove de Julho, PROGEPE - UNINOVE

Pós-Doutora em Educação

Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais

References

ABDALLA, Maria de Fatima Barbosa; TAVARES, Luana Serra Elias. Do controle estatal às formas de responsabilização: a autonomia do professor coordenador. Educação e sociedade. Campinas. vol 32, nº 125, 2013, p. 1287-1303.

ALMEIDA, Camila dos Santos. O processo formativo do Programa Ler e Escrever: uma análise da rede de formações proposta pelo Estado de São Paulo. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. 2014. (dissertação de mestrado).

BALL, Stephen; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annete. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BIOTO-CAVALCANTI, Patrícia Ap. Entre pares: aprendendo a aprender, a ensinar, a pesquisa, a escrever e a ser. In: In: PRADO, Gilvonete Schmitz, BIOTO-CAVALCANTI, PATRÍCIA Ap. A plena luz: fazeres e saberes de professoras que se dispuseram a escrever histórias... São Paulo: BT Acadêmica, 2017.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. 20ª ed. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2013.

FACCO, Marília Alves. Atividade docente em uma escola pública paulista de ensino fundamental I: análise da apropriação e do emprego das propostas do Programa Ler e Escrever em sala de aula. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2013. (Tese de doutorado).

FEBRONIO, Ilza. Um pouco de história, um pouco de chão. In: PRADO, Gilvonete Schmitz,

BIOTO-CAVALCANTI, PATRÍCIA Ap. A plena luz: fazeres e saberes de professoras que se dispuseram a escrever histórias... São Paulo: BT Acadêmica, 2017.

FIGUEIREDO, Angela Maria da Silva. Formação continuada de professores alfabetizadores: como aprende o professor? Universidade Metodista de São Paulo. 2011. (dissertação de mestrado).

FERREIRO, Emilia, TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: ArtMed, 1986.

FULLAN, Michael. HARGREAVES, Andy. Por que é que vale a pena lutar? O trabalho de equipa na escola. Porto: Porto editora, 2001.

GIMENES, Tatiane Affonso. O programa Ler e Escrever na perspectiva dos professores da rede estadual de ensino de São Paulo. Universidade Nove de Julho. 2017. (dissertação de mestrado)

GIOVANNI, Luciana Maria. O ambiente escolar e ações de formação continuada. In: TIBALLI, E.F.A. e CHAVES, S.M. (Orgs.). Concepções e práticas em formação de professores. Rio de Janeiro: D. P. & A, P. 207-224.

LIMA, Jorge Avila. As culturas colaborativas nas escolas: estruturas, processos e conteúdos. Porto: Porto Editora, 2002.

MORICONI, Gabriela Miranda et al. Formação continuada de professores: contribuições da literatura baseada em evidências. São Paulo: FCC, 2017.

NOVOA, Antonio. Profissão Professor. Porto: Editora Porto, 1995.

PRADO, Gilvonete Schimitz. O percurso de constituição de duas professoras de anos iniciais sob a perspectiva da intelectualidade docente: desafios e possibilidades. Universidade Nove de Julho. 2016. (dissertação de mestrado).

PRADO, Gilvonete Schimitz. Seminários de Boas Práticas: um dispositivo de formação. In:

PRADO, Gilvonete Schimitz, BIOTO-CAVALCANTI, PATRÍCIA Ap. A plena luz: fazeres e saberes de professoras que se dispuseram a escrever histórias... São Paulo: BT Acadêmica, 2017a.

PRADO, Vanessa Alves. Ações do programa paulista Ler e Escrever sob os sentidos bakhtinianos de forças centrípetas e centrífugas. Universidade Estadual Paulista. 2017b. (tese de doutorado).

PRUDENCIO, Celia. Prefacio. In: PRADO, Gilvonete Schimitz, BIOTO-CAVALCANTI, Patrícia Ap. A plena luz: fazeres e saberes de professoras que se dispuseram a escrever histórias... São Paulo: BT Acadêmica, 2017.

ROSA, Evelyn Camponucci Cassillo Rosa. Projetos escolares como espaço de formação colaborativa: experiência de uma escola pública da zona leste de São Paulo. São Paulo: UNINOVE, 2016 (dissertação de mestrado).

SÃO PAULO (Estado). Resolução SE - 86, de 19-12-2007. Institui, para o ano de 2008, o Programa “Ler e Escrever”, no Ciclo I das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental das Diretorias de Ensino da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo. Disponível em:http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/86_07.HTM?Time=04/03/2015%2014:59:38. Último acesso em 02 de março de 2022.

TARDELLI, Elida. Um zoom no trabalho do professor coordenador de núcleo pedagógico dos anos iniciais. PRADO, Gilvonete Schimitz; BIOTO-CAVALCANTI, Patrícia Ap. A plena luz: fazeres e saberes de professoras que se dispuseram a escrever histórias... São Paulo: BT Acadêmica, 2017.

TAVARES, Luana Serra Elias. Autoria ou reprodução? O cotidiano pedagógico de professores coordenadores no contexto do "Programa Ler e Escrever" - SEE/SP. Universidade Católica de Santos. 2012. (dissertação de mestrado).

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

ZOCCAL, Sirlei Ivo Leite. A relação dos professores alfabetizadores com o saber no contexto do "Programa Ler e escrever”. Universidade Católica de Santos. 2011. (dissertação de mestrado).

Published

2022-06-21

How to Cite

BIOTO, Patricia Aparecida. State of the art on collaborative teacher training in read and writ program. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e21761, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.21761. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21761. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos