Reflexões sobre a metodologia do ensino de geografia no século XXI

Autores

  • Ivan Claudio Guedes Faculdades Integradas Torricelli

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v9i2.2222

Palavras-chave:

Geografia, Ensino e Metodologia, Prática no Século XXI.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir a prática do ensino de Geografia neste início do século XXI. As abordagens sobre a história da geografia servem com ponto de partida para entender esta polêmica didática-geopedagógica que muito aflige os profissionais do ensino da Geografia. As evoluções e revoluções durante o século XX trouxeram mudanças significativas na sociedade, na economia e na tecnologia. Por conseqüência é de se esperar que essas transformações sejam absorvidas pela escola e, por conseguinte, sejam incorporadas pela prática docente no que tange à metodologia do ensino da Geografia. Durante séculos esta prática de ensino se pautou na descrição dos lugares. Agora, nesta virada de milênio, espera-se que a sociedade desenvolva outras competências e habilidades as quais deverão ser tratadas nas aulas desta disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Claudio Guedes, Faculdades Integradas Torricelli

Graduação em Geografia Graduando em Pedagogia Especialização em Gestão Ambiental Mestrado em Geociências Doutorando em Geologia. Professor de Metodologia do Ensino de Geografia na Faculdades Integradas Torricelli. Professor coordenador pedagógico na rede pública estadual de ensino.

Downloads

Publicado

22.08.2011

Como Citar

GUEDES, Ivan Claudio. Reflexões sobre a metodologia do ensino de geografia no século XXI. Dialogia, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 191–198, 2011. DOI: 10.5585/dialogia.v9i2.2222. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2222. Acesso em: 3 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos