Interdisciplinaridade e formação continuada de docentes: Carolina Maria de Jesus em sala de aula

Juliana Figueira da Hora, Débora Silva Maria, Vinícius Ferreira Lima

Resumo


Temos o objetivo de apresentar o projeto Carolina Maria de Jesus e os diálogos com a escola, organizado pelo Grupo de Pesquisa CISGES (Ciência, Saúde, Gênero, Sentimento) - Linha 3: Gênero, Mobilidade e Fronteiras - Interdisciplinaridade e Construções identitárias. O projeto envolve mestrandos do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas da UNISA (Universidade Santo Amaro), visando desenvolver e discutir a temática do gênero e da interseccionalidade na vida e obra de Carolina Maria de Jesus na formação continuada de docentes da rede pública. O cotidiano exposto em “Quarto de despejo: Diário de uma favelada” nos permite problematizar a convivência da escritora, mulher preta e pobre, com a realidade da cidade excludente, dialogando com a área de Ciências Humanas e as possibilidades educacionais.  Para tal, esse texto mapeia as duas formações realizadas por este projeto, com professores da rede pública estadual da Zona Sul da cidade de São Paulo.


Palavras-chave


educação; interseccionalidade; interdisciplinaridade; Carolina Maria de Jesus

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DOI: https://doi.org/10.5585/42.2022.22430

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