O olhar dos professores ao Programa Saúde na Escola: contribuições na perspectiva do ensino de ciências naturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/42.2022.22482

Palavras-chave:

ensino de ciências, escolas promotoras de saúde, poder do jaleco branco, programa saúde escola, saúde escolar

Resumo

O Programa Saúde na Escola está presente em muitos municípios brasileiros, com expressivo protagonismo dos profissionais de saúde. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar o Programa Saúde na Escola sob o olhar dos professores, especialmente os de ciências naturais, quanto às parcerias estabelecidas entre escolas e unidades de saúde, buscando identificar o lugar da educação no planejamento, execução e avaliação das ações desenvolvidas. Um questionário foi aplicado para professores da DRE Pirituba/Jaraguá e analisados com o Discurso do Sujeito Coletivo. Ao todo, 251 professores participaram representando 66 escolas. Os resultados sugerem que o poder simbólico do jaleco branco está presente na parceria entre educação e saúde, que os professores não estão envolvidos no planejamento, execução e avaliação do Programa, que as ações apresentam relações diretas com conteúdos de ciências da natureza e que os docentes deveriam ter o protagonismo na parceria, em especial os de ciências da natureza.

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Biografia do Autor

Edson Manoel dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

Doutorando em Educação

Valéria Trigueiro Santos Adinolfi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP

Doutora em Educação

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Publicado

14.10.2022

Como Citar

SANTOS, Edson Manoel dos; ADINOLFI, Valéria Trigueiro Santos. O olhar dos professores ao Programa Saúde na Escola: contribuições na perspectiva do ensino de ciências naturais. Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e22482, 2022. DOI: 10.5585/42.2022.22482. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22482. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos