A Educação inclusiva no ensino de ciências: um mapeamento da produção na revista Brasileira de pesquisa em Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.5585/42.2022.22644Palavras-chave:
educação inclusiva, ensino de ciências, inclusão, necessidade educacional especialResumo
O presente estudo analisou a produção científica sobre o tema Educação Inclusiva no Ensino de Ciências, na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), no período de 2008 a 2021. O objetivo foi apresentar um mapeamento da produção dos artigos publicados com essa temática. Em relação ao percurso metodológico, a busca foi realizada no banco de dados da RBPEC, no site da revista, contemplando 32 volumes e 33 edições publicadas. Para a seleção dos artigos encontrados foram definidos critérios de inclusão com base em descritores específicos. Foram selecionados 11 artigos em uma totalidade de 432 produções publicadas na revista no respectivo período analisado. As informações das pesquisas encontradas quanto à inclusão no Ensino de Ciências foram elencadas conforme as categorias: distribuição geográfica, ocorrências de palavras-chave, necessidade educacional especial e foco temático dos artigos. Os resultados mostraram que a região Sudeste do país apresenta a maior concentração de pesquisas sobre o assunto em questão e que a necessidade educacional especial mais contemplada pelos autores foi a pessoa com deficiência visual. Os trabalhos, no geral, apresentaram resultados de pesquisa que evidenciam reflexões sobre o ensino para alunos com necessidades especiais.
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