A emancipação intelectual, a comunicação dialógica e o princípio da igualdade entre educador e educando: tecendo diálogos a partir de Freire
DOI:
https://doi.org/10.5585/42.2022.22881Palavras-chave:
emancipação intelectual, princípio da igualdade, educação e política, Paulo Freire, Joseph JacototResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre algumas questões inerentes à relação educador/educando, trazidas nas obras de Paulo Freire. Os conceitos de emancipação intelectual, comunicação dialógica e igualdade, trabalhados por nosso patrono da educação e abordados neste estudo, encontraram interlocução no pensamento de Joseph Jacotot, educador francês do início do século XIX, com quem buscamos paralelos. Sabendo que a educação e a política norteiam a obra de ambos os educadores, o recurso metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica, mobilizada a partir de aportes teóricos como Rancière (2015), Kohan (2017; 2019), Masschelein e Simons (2013), os quais abordam a filosofia para pensar a educação, a política, a igualdade e a emancipação. As conclusões apontam o compromisso político dos educadores analisados com a emancipação intelectual e a libertação dos sujeitos por meio da educação, apresentando caminhos de resistência e enfrentamento ao conservadorismo que afronta a educação, o educador e a escola.
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