A transitividade formativa do “eu para o nós”: o círculo de cultura de Paulo Freire como estratégia de formação para o ensino dos esportes na licenciatura em Educação Física

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/42.2022.23016

Keywords:

educação física, formação, esportes, círculo de cultura

Abstract

Este artigo descreve uma experiência pedagógica sobre o ensino dos esportes em um contexto de formação de professores de Educação Física, em uma universidade pública na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte. Utilizamos o recurso do círculo de cultura de Paulo Freire para sistematizar parte dos encontros da disciplina. A experiência com o círculo de cultura converge em dois momentos formativos distintos no ensino dos esportes: 01) no processo de formação permanente do professor que se forma em diferentes estágios da vida, inclusive ao ensinar, no processo de reflexão e ação constante; 02) ao se conscientizar perante as situações circundantes, o professor promove diferentes maneiras de interpretar um fenômeno (neste caso, o esporte), potencializando a transitividade formativa de outros futuros professores. A experiência destaca a relevância pedagógica do círculo de cultura de Freire, sem, contudo, estabelecer algumas limitações da experiência.

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Author Biographies

João Márcio Fialho Sampaio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Mestrando em Educação Física

Aguinaldo Cesar Surdi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Doutor em Educação Física

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Published

2022-12-19

How to Cite

SAMPAIO, João Márcio Fialho; SURDI, Aguinaldo Cesar. A transitividade formativa do “eu para o nós”: o círculo de cultura de Paulo Freire como estratégia de formação para o ensino dos esportes na licenciatura em Educação Física. Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e23016, 2022. DOI: 10.5585/42.2022.23016. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23016. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Dossiê n. 42 “Paulo Freire e seu legado para a educação de crianças, jovens e adultos”