Financiamento da educação básica e colaboração federativa: análise do Plano de Ações Articuladas (PAR) de um município do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.5585/52.2025.24579Palavras-chave:
política educacional, financiamento da educação, Educação BásicaResumo
O artigo analisa a implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR) na rede municipal de ensino do município de Riachuelo/RN/Brasil, abarcando dois períodos (2007-2011 e 2011-2014). Como recurso teórico e metodológico realiza revisão bibliográfica quanto ao planejamento educacional e ao financiamento da educação pública. Faz uma análise documental utilizando os dados transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e entrevistas semiestruturadas com os técnicos que participaram da elaboração e implementação do PAR nos diferentes períodos. Atesta que no período o município recebeu e aplicou a quase totalidade dos recursos repassados, subsídios financeiros que contribuíram para melhoria da qualidade da dimensão estudada, mesmo que num patamar insatisfatório devido à histórica precariedade da infraestrutura física-pedagógica da rede e ao número restrito de ações e subações concretizas.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Giselle Arteiro Nielsen. Arquitetura escolar e educação: um modelo conceitual de abordagem interacionista. Tese (Engenharia da Produção), Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2002. Disponível em: https://prolugar.fau.ufrj.br/wp-content/uploads/2017/10/ g_arteiro.pdf. Acesso em: 20 out. 2018.
BRASIL. Casa Civil da Presidência República. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília/DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao compilado.htm. Acesso em: 4 mar. 2023. Cap. 3 (Da Educação, Da Cultura e Do Desporto). Seção I (Da Educação).
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96 de 20.12.1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília/DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 4 mar. 2023.
BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando à mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Brasília, 25 abr. 2007a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm. Acesso em: ago. 2023.
BRASIL. Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Brasília/DF, 2010. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2010/lei-12244-24-maio-2010-606412-publicacaooriginal-127238-pl.html. Acesso em: 1º de fev. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Ações Articuladas – PAR 2011-2014: Guia Prático de Ações para municípios. Brasília,DF, 2011a.
BRASIL. Ministério da Educação. Manual de orientações para elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR) dos municípios (2011-2014). Brasília, DF, 2011b.
BRASIL. Resolução CD/FNDE nº 29, de 20 de junho de 2007. Estabelece os critérios, os parâmetros e os procedimentos para a operacionalização da assistência financeira suplementar a projetos educacionais, no âmbito do Compromisso Todos pela Educação, no exercício de 2007. Brasília, DF, 01 jul. 2007b. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/resolucoes/2007/resolucao-cd-fnde-no-29-de-20-de-junho-de-2007. Acesso em: 14 ago. 2023.
COSTA, Bruna Kelly. Infraestrutura física e recursos pedagógicos: uma análise das contribuições do PAR (2011-2014) para a Rede Municipal de Educação de Riachuelo/RN. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2019.
FERREIRA, Eliza Bartolozzi; FONSECA, Marília. O planejamento das políticas educativas no Brasil e seus desafios atuais. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 1, 69-96, jan./jun. 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rp/v29n01/v29n01a05.pdf. Acesso em: 23 jun. 2023.
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE). Ministério da Educação. Liberações - Consultas Gerais, 2007-2015. 2015. Disponível em: http://www. fnde.gov.br/pls/simad/internet_fnde.liberacoes. Acesso em: 11 out. 2018.
GUTIERRES, Dalva Valente Guimarães; ROLIM, Rosana Maria Gemaque. O financiamento da educação a partir do Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios paraenses: regime de colaboração? RBPAE, v. 32, n. 1, p. 151 - 169 jan./abr. 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62667/37764. Acesso em: 20 mar. 2023.
IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. A dinâmica dos gastos com saúde e educação públicas no Brasil (2006-2015): impacto dos mínimos constitucionais e relação com a arrecadação tributária. Rio de Janeiro, 2017. Série Texto para Discussão, n. 2289. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7729/1/TD_2289.pdf:. Acesso em: 15 jul. 2023.
SÁTIRO, Natália; SOARES, Sergei. A infra-estrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: Um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. Brasília, DF, abril de 2007. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1752. Acesso em: 23 de mar. 2018.
SCHNEIDER, Gabriela. Política Educacional e Instrumento de Avaliação: pensando um índice de Condições Materiais da Escola. Curitiba: Appris, 2012. 273 p.
TCU. Tribunal de Contas da União. Relatório e parecer prévio sobre as contas do Governo da República no exercício 2014: execução orçamentário por função e subfunção. Brasília, DF: TCU, 2016. Disponível em: https://sites.tcu.gov.br/contas-do-governo-2014/. Acesso em: 25 nov. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dialogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 33
- PDF 20