Financiamento da educação básica e colaboração federativa: análise do Plano de Ações Articuladas (PAR) de um município do Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/52.2025.24579

Palavras-chave:

política educacional, financiamento da educação, Educação Básica

Resumo

O artigo analisa a implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR) na rede municipal de ensino do município de Riachuelo/RN/Brasil, abarcando dois períodos (2007-2011 e 2011-2014). Como recurso teórico e metodológico realiza revisão bibliográfica quanto ao planejamento educacional e ao financiamento da educação pública. Faz uma análise documental utilizando os dados transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e entrevistas semiestruturadas com os técnicos que participaram da elaboração e implementação do PAR nos diferentes períodos. Atesta que no período o município recebeu e aplicou a quase totalidade dos recursos repassados, subsídios financeiros que contribuíram para melhoria da qualidade da dimensão estudada, mesmo que num patamar insatisfatório devido à histórica precariedade da infraestrutura física-pedagógica da rede e ao número restrito de ações e subações concretizas.

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Biografia do Autor

Gilmar Barbosa Guedes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Doutor em Educação

 

Bruna Kelly da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Mestre em Educação

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Publicado

24.03.2025

Como Citar

GUEDES, Gilmar Barbosa; COSTA, Bruna Kelly da. Financiamento da educação básica e colaboração federativa: análise do Plano de Ações Articuladas (PAR) de um município do Rio Grande do Norte. Dialogia, [S. l.], n. 52, p. e24579, 2025. DOI: 10.5585/52.2025.24579. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24579. Acesso em: 1 abr. 2025.

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