Cultura lúdica: a influência do brincar por meio dos objetos ribeirinhos na aprendizagem da criança
DOI:
https://doi.org/10.5585/51.2024.25297Palavras-chave:
cultura lúdica, criança ribeirinha, objetos ribeirinhos, aprendizagemResumo
Os rios e as florestas são cenários que convidam o imaginário da criança ribeirinha para brincar de pescar, subir em árvores, criar suas vivências lúdicas. Nesse contexto, este artigo resulta de um estudo sobre as categorias de análises da cultura lúdica, objetos ribeirinhos e aprendizagem, a partir das fundamentações teóricas de Kishimoto (2007), Brougère (1998), Vygotsky (1998) e outros. A investigação discute como objeto de pesquisa a aprendizagem na cultura lúdica infantil ribeirinha, assim, formulou-se a seguinte questão: de que forma o brincar por meio dos objetos ribeirinhos influencia a aprendizagem da criança? A pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa na metodologia do estudo de caso. Os dados coletados foram interpretados na análise de conteúdo. Os resultados mostram que o objeto ribeirinho presente na realidade e memória lúdica da criança contribui para a aprendizagem, no sentido de estar envolvida na cultura que constrói e partilha no contexto da comunidade.
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