A relação, na atividade docente, de professores de um curso de pedagogia com o computador

Autores

  • Luciana Cicutto Mortarello Uninove
  • Laurinda Ramalho de Almeida PUC SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v9i2.2549

Palavras-chave:

tecnologia educacional, formação de professores, Henri Wallon

Resumo

A utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação na área educacional, como ferramenta de apoio ao processo de ensino/aprendizagem, revela-se como um desafio, e sua inserção no processo transforma o papel do professor. Devido à preocupação com a formação de professores para atuação nesse novo contexto escolar, esse trabalho propôs-se a pesquisar a relação de professores de um curso de pedagogia com o computador em sua atividade docente. A psicogenética de Henri Wallon foi a lente para examinar os dados que foram obtidos por meio de depoimentos e a partir da análise desses dados foi possível constatar que a relação dos professores, sujeitos dessa pesquisa, com o computador, atualmente, é amistosa, pois se habituaram a utilizá-lo, tanto na vida particular como em suas atividades docentes, porém não como ferramenta pedagógica. O resultado desta pesquisa indica que se forem mais exigidos quanto ao uso pedagógico do computador, a resposta dos professores poderá ser positiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22.08.2011

Como Citar

MORTARELLO, Luciana Cicutto; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. A relação, na atividade docente, de professores de um curso de pedagogia com o computador. Dialogia, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 219–230, 2011. DOI: 10.5585/dialogia.v9i2.2549. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2549. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos