Práticas de ensino para crianças autistas: uma revisão narrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/52.2025.26164

Palavras-chave:

práticas de ensino, criança, Autismo, TEA

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) refere-se a condições relacionadas a prejuízos no desenvolvimento neurológico, na comunicação social e a movimentos restritos e repetitivos. Receber um aluno com TEA em uma escola regular pode ser motivo de insegurança. Diante desse fato, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar as práticas docentes desenvolvidas com crianças com TEA. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. Para o estudo, foram selecionados artigos científicos que examinavam práticas docentes com crianças com TEA, nas bases de dados - Scopus, Web of Science e Scielo. Após a aplicação dos protocolos, foram identificados e analisados 22 artigos pelos critérios: uso da tecnologia no ensino, estratégias de ensino, métodos de ensino de línguas e matemática e preparação de professores. Os resultados apontam para uma lacuna em pesquisas com propostas que possam auxiliar professores com estratégias de ensino diferenciadas e adaptadas para crianças com TEA no processo de inclusão.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Biografia do Autor

Ivonete Martins Lourenço, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba (2016). Segunda licenciatura em Letras Português e Inglês pelas Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba (2019). Especialização em Neuropsicopedagogia (2019), em Transtorno do Espectro Autista e Transtorno Global do Desenvolvimento (2020), em Práticas Assertivas em Didática da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) (2022) e em Educação Especial Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual (2023). Docente de Magistério I (Ensino Fundamental I) e Pedagogia no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da Prefeitura Municipal de Curitiba/PR. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia UTFPR/PG.

José Roberto Herrera Cantorani, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG e mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, com Pós-Doutorado em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Seus principais temas de pesquisa são Qualidade de vida, Deficiência e Saúde, Educação e Sustentabilidade.

Meire Ramalho de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Professora de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Capivari, Brasil. Todas as suas qualificações foram obtidas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil. Ela possui seu doutorado em Engenharia Industrial em 2015, mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade em 2012 e bacharelado em Engenharia Industrial em 2006. Seus principais tópicos de pesquisa abrangem Gestão da Inovação, Gestão Ambiental, Transferência de Tecnologia, Economia Solidária e Estudos Bibliométricos. Seus artigos mais recentes foram publicados na Revista de Gestão e Secretariado, Journal of Lean Systems, World Review of Intermodal Transportation Research, Biblios, Innovar e Revista Metropolitana de Sustentabilidade.

Referências

ABDO, Manal; AL OSMAN, Hussein. Technology Impact on Reading and writing skills of children with autism: a systematic literature review. Health and Technology, v. 9, n. 5, p. 725-735, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s12553-019-00317-4. Acesso em: 10 jan. 2024.

ACCARDO, Amy L. et al. Teaching reading comprehension to learners with autism spectrum disorder: Predictors of teacher self‐efficacy and outcome expectancy. Psychology in the Schools, v. 54, n. 3, p. 309-323, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1002/pits.21994. Acesso em: 10 jan. 2024.

AINSWORTH, Melissa K. et al. Teaching phonics to groups of middle school students with autism, intellectual disabilities and complex communication needs. Research in developmental disabilities, v. 56, p. 165-176, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2016.06.001. Acesso em: 10 jan. 2024.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 31-86.

APORTA, Ana Paula; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Estudo de caso sobre atividades desenvolvidas para um aluno com Autismo no Ensino Fundamental I. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, p. 45-58, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-65382418000100005. Acesso em: 11 jan. 2024.

ASARO-SADDLER, Kristie. Using evidence-based practices to teach writing to children with autism spectrum disorders. Preventing School Failure: Alternative Education for Children and Youth, v. 60, n. 1, p. 79-85, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1045988X.2014.981793. Acesso em: 07 jan. 2024.

CONN, Carmel. Pedagogical intersubjectivity, autism and education: can teachers teach so that autistic pupils learn?. International Journal of Inclusive Education, v. 22, n. 6, p. 594-605, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13603116.2017.1390003. Acesso em: 10 jan. 2024.

CONNER, Carlin et al. What teachers know about teaching reading to students with developmental disabilities: A survey of special educators. Journal of Policy and Practice in Intellectual Disabilities, v. 19, n. 3, p. 300-310, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1111/jppi.12406. Acesso em: 08 jan. 2024.

COX, Sarah K.; JIMENEZ, Bree A. Mathematical interventions for students with autism spectrum disorder: Recommendations for practitioners. Research in Developmental Disabilities, v. 105, p. 103744, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2020.103744. Acesso em: 08 jan. 2024.

FLEIRA, Roberta Caetano; FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali. Ensinando Seus Pares: a inclusão de um aluno autista nas aulas de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 33, p. 811-831, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a18. Acesso em: 10 jan. 2024.

FLEIRA, Roberta Caetano; FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali. The voices of those involved in the inclusion of autistic learners in Mathematics classes. Ciência & Educação, v. 27, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320210070. Acesso em: 10 jan. 2024.

GOH, Suzanne; WHITAKER, Agnes; FELDMAN, Judith; CULL, Mary Beth; HOYTE, Ken; ALGERMISSEN, Molly; MCSWIGGAN-HARDIN, Maureen; KUGELMASS, Davida; PETERSON, Bradley S. Teaching non-verbal children with autistic disorder to read and write: a pilot study. International Journal of developmental disabilities, v. 59, n. 2, p. 95-107, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1179/2047387713Y.0000000014. Acesso em: 09 jan. 2024.

GOMES, Camila Graciella Santos; SOUZA, Deisy das Graças DE. Teaching Simple Syllables, Combinatorial Reading and Comprehension Reading for Learners with Autism. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, n. 2, p. 233-252, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000200007. Acesso em: 08 jan. 2024.

HOWORTH, Sarah K. et al. Augmented reality supporting reading skills of students with autism spectrum disorder. Intervention in School and Clinic, v. 55, n. 2, p. 71-77, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1053451219837635. Acesso em: 10 jan. 2024.

LOVE, Abigail MA et al. Can I teach students with Autism Spectrum Disorder?: Investigating teacher self-efficacy with an emerging population of students. Research in developmental disabilities, v. 89, p. 41-50, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2019.02.005. Acesso em: 09 jan. 2024.

MOORE, Dennis W. et al. A video-based package to teach a child with autism spectrum disorder to write her name. Journal of Developmental and Physical Disabilities, v. 25, p. 493-503, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10882-012-9325-x. Acesso em: 09 jan. 2024.

MOTA, Ana Carolina Wolff; VIEIRA, Mauro Luis; NUERNBERG, Adriano Henrique. Programas de intervenções comportamentais e de desenvolvimento intensivas precoces para crianças com TEA: uma revisão de literatura. Revista Educação Especial, v. 33, p. 1-27, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984686X41167. Acesso em: 11 jan. 2024.

PARK, Hye Ran et al. A Meta-Analysis on Adjustment Difficulties in Siblings of Children With and Without Autism Spectrum Disorder. International Journal of Special Education, v. 38, n. 1, p. 16-33, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.52291/ijse.2023.38.2. Acesso em: 10 jan. 2024.

PEZZI, Fernanda Aparecida Szareski; FRISON, Marli Dallagnol.Significados e sentidos atribuídos por professoras às brincadeiras das crianças com Transtorno do Espectro Autista. Dialogia,São Paulo, n. 45, p. 1-18, e23806, maio/ago. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5585/45.2023.23488. Acesso em: 09 jan. 2024.

PICHARILLO, Alessandra Daniele Messali; POSTALLI, Lidia Maria Marson. Ensino de relações numéricas por meio da equivalência de estímulos para crianças com transtorno do espectro do autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0105. Acesso em: 08 jan. 2024.

Pilatti, Luiz Alberto; Herrera Cantorani, José Roberto; Cechin, Marizete Righi. How to develop the IMRaD structure in original paper. Retos 2023, v. 49, p. 914–925. Disponível em: https://doi.org/10.47197/retos.v49.99139. Acesso em: 11 jan. 2024.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico, 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.

RAVET, Jackie. ‘But how do I teach them?’: Autism & initial teacher education (ITE). International Journal of Inclusive Education, v. 22, n. 7, p. 714-733, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13603116.2017.1412505. Acesso em: 10 jan. 2024.

ROCHA, Eduardo Pimentel da; FERREIRA-VASQUES, Amanda Tragueta; LAMÔNICA, Dionísia Aparecida Cusin. Curricular intervention protocol for teaching learners with Autism Spectrum Disorder: an integrative review. Revista CEFAC, v. 21, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0216/20192126118. Acesso em: 10 jan. 2024.

ROCHA, Eduardo Pimentel da; FERREIRA-VASQUES, Amanda Tragueta; LAMÔNICA, Dionísia Aparecida Cusin. Pedagogical performance in the preschool teaching of students with Autism Spectrum Disorder. Revista CEFAC, v. 23, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0216/20212328920. Acesso em: 10 jan. 2024.

SILVA, Denise Guerreiro Vieira da; TRENTINI, Mercedes. Narrativas como técnica de pesquisa em enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem, v. 10, p. 423-432, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-11692002000300017. Acesso em: 10 jan. 2024.

SOUSA, Cynthia Alves Felix; DE ARAÚJO, Henrique Jonathan Nascimento; BARBOSA, Mayara Ferreira. Ensino de habilidades sociais para pessoas com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática. Revista Educação Especial, v. 35, p. 1-16, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X65428. Acesso em: 10 jan. 2024.

SOUZA, Andiara Cristina de; SILVA, Guilherme Henrique Gomes da. Incluir não é apenas socializar: As contribuições das tecnologias digitais educacionais para a aprendizagem matemática de estudantes com transtorno do espectro autista. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 33, p. 1305-1330, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a16. Acesso em: 10 jan. 2024.

SPENCER, Vicky G.; EVMENOVA, Anya S.; BOON, Richard T.; HAYES-HARRIS, Laura. Review of research-based interventions for students with autism spectrum disorders in content area instruction: Implications and considerations for classroom practice. Education and Training in Autism and Developmental Disabilities, v. 49, n. 3, p. 331-353, 2014. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/23881252. Acesso em: 10 jan. 2024.

TREVIZAN, Zizi; ARAÚJO, Gisele Silva. Autismo: modos pedagógicos de alfabetização e letramento. Dialogia, São Paulo, n. 41, p. 1-14, e20989, maio/ago. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5585/41.2022.20989. Acesso em: 10 jan. 2024.

VASCONCELLOS, Simone Pinto; RAHME, Mônica Maria Farid; GONÇALVES, Taísa Grasiela Gomes Liduenha. Transtorno do Espectro Autista e Práticas Educativas na Educação Profissional. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 26, p. 555-566, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0060. Acesso em: 10 jan. 2024.

ZAÑARTU, Isidora; PÉREZ-SALAS, Claudia. The teacher-student relationship: A comparative study of the report of students with autism spectrum disorder and typical development. International Journal of Special Education, v. 38, n. 2, p. 165-175, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.52291/ijse.2023.38.31. Acesso em: 10 jan. 2024.

WU, Chu-Lung. Using video modeling with augmented reality to teach students with developmental disabilities to solve mathematical word problems. Journal of Developmental and Physical Disabilities, v. 35, n. 3, p. 487-507, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10882-022-09862-9. Acesso em: 10 jan. 2024.

WUO, A. S.; YAEDU, F. B.; WAYSZCEYK, S. Déficit ou diferença? Um estudo sobre o autismo em pesquisas educacionais. Revista Educação Especial, v. 32, p. 1-22, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X38975. Acesso em: 09 jan. 2024.

Downloads

Publicado

14.03.2025

Como Citar

LOURENÇO, Ivonete Martins; CANTORANI, José Roberto Herrera; OLIVEIRA, Meire Ramalho de. Práticas de ensino para crianças autistas: uma revisão narrativa da literatura. Dialogia, [S. l.], n. 52, p. e26164, 2025. DOI: 10.5585/52.2025.26164. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26164. Acesso em: 29 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 123
  • PDF 19