Contribuição de oficinas sobre metodologias ativas para o desenvolvimento profissional de professores em uma rede municipal catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/50.2024.26304

Palavras-chave:

desenvolvimento profissional, formação continuada, formação de professores, metodologias ativas

Resumo

Este trabalho aborda o desenvolvimento profissional de professores por meio de oficinas sobre metodologias ativas, realizadas em uma cidade do interior de Santa Catarina. A pesquisa qualitativa adotou o estudo de caso como metodologia, visando compreender a contribuição de duas oficinas para os professores da rede municipal de Educação Básica. Nas oficinas, foram desenvolvidas atividades como exposições orais dialogadas sobre metodologias ativas, júris simulados, confecção de cartazes e discussões em grupos sobre a aplicação prática dessas metodologias na educação. Os resultados das oficinas incluíram uma maior compreensão e reflexão sobre as metodologias ativas, a promoção do debate sobre sua aplicação prática no contexto educacional e a expressão criativa dos participantes por meio de atividades como a confecção de cartazes. Destaca-se a importância da formação continuada dos professores para aprimorar suas práticas pedagógicas e promover o desenvolvimento profissional.

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Biografia do Autor

Valdir Lamim-Guedes, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC

Doutor em Educação

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Publicado

07.11.2024

Como Citar

LAMIM-GUEDES, Valdir. Contribuição de oficinas sobre metodologias ativas para o desenvolvimento profissional de professores em uma rede municipal catarinense. Dialogia, [S. l.], n. 50, p. e26304, 2024. DOI: 10.5585/50.2024.26304. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26304. Acesso em: 22 dez. 2024.