Contribuição de oficinas sobre metodologias ativas para o desenvolvimento profissional de professores em uma rede municipal catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/50.2024.26304

Palavras-chave:

desenvolvimento profissional, formação continuada, formação de professores, metodologias ativas

Resumo

Este trabalho aborda o desenvolvimento profissional de professores por meio de oficinas sobre metodologias ativas, realizadas em uma cidade do interior de Santa Catarina. A pesquisa qualitativa adotou o estudo de caso como metodologia, visando compreender a contribuição de duas oficinas para os professores da rede municipal de Educação Básica. Nas oficinas, foram desenvolvidas atividades como exposições orais dialogadas sobre metodologias ativas, júris simulados, confecção de cartazes e discussões em grupos sobre a aplicação prática dessas metodologias na educação. Os resultados das oficinas incluíram uma maior compreensão e reflexão sobre as metodologias ativas, a promoção do debate sobre sua aplicação prática no contexto educacional e a expressão criativa dos participantes por meio de atividades como a confecção de cartazes. Destaca-se a importância da formação continuada dos professores para aprimorar suas práticas pedagógicas e promover o desenvolvimento profissional.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdir Lamim-Guedes, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC

Doutor em Educação

Referências

BERBEL, N.A.N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciênc. Soc. Hum., v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

BIREAUD, A. Pédagogie et méthodes pédagogiques dans l'enseignement supérieur. Rev. Fr. Pédagogie, v. 91, p. 13-23, 1990.

BRASIL. Portal cidades. 2023. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em 06.mar.2024.

CHAMLIAN, H.C. Métodos autobiográficos e práticas de formação de adultos: apontamentos e balanço sobre experiências realizadas. In: PASSEGGI, M. C.; BARBOSA, T. M. N. (Orgs.). Narrativas de formação e saberes biográficos. Natal: EdUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 123-140.

DELORY-MOMBERGER, C. Formação e Socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educ. Pesqui., v. 32, n. 2, p. 359-371, 2006.

ESCRITA ACADÊMICA. O relato de experiência. Disponível em <http://www.escritaacademica.com/topicos/generos-academicos/o-relato-de-experiencia/>. Acesso em 01.jan.2019.

FONSECA, S.M.; MATTAR, J. Metodologias ativas aplicadas à EaD: Revisão de Literatura. Revista EDaPECI, v. 17, n. 2, p. 185-197, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

GODOY, A.S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Rev. Adm. Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr. 1995.

JACOMINI, M.A.; PENNA, M.G.O. Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional. Pro-posições, v. 27, n. 2, p. 177-202, maio/ago. 2016.

KENSKI, V.M.; SCHULTZ, J. Teorias e Abordagens Pedagógicas. In: KENSKI, V. M. (Org.). Design instrucional para cursos on-line. São Paulo: Senac, 2015. p. 91-112.

LAMIM-GUEDES, V. Metodologias ativas: Diferentes abordagens e suas aplicações. São Paulo: Editora Na Raiz, 2021.

LIMA, V.V. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface, v. 21, n. 61, p. 421-34, 2017.

MARCHESAN, M.R. et al. O impacto dos cursos de formação continuada ofertados pelo IFSul Câmpus Lajeado para professores da Educação Básica do Vale do Taquari/RS. Thema, v. 16, n. 3, p. 579-588, set./dez. 2019.

MESSINA, G. Mudança e Inovação Educacional: notas para reflexão. Caderno de Pesquisa, n. 114, p. 225-233, 2001.

MOL, M.P.G.; LAMIM-GUEDES, V. Educação Ambiental em nível de pós-graduação: Júri Simulado sobre impactos ambientais de empresa incineradora. Rev. Eletr. Mestr. Educ. Ambient., v. 35, n. 2, p. 137-154, maio/ago. 2018.

NÓVOA, A. A formação de professores. In: NÓVOA, A. (Org). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 23-33.

NÓVOA, A. Relação Escola-Sociedade: Novas Respostas para um velho problema. In: SERBINO et al. (Org.). Formação de Professores. São Paulo: Editora Unesp, 1998. p. 19-39.

OLIVEIRA, I.; COURELA, C. Mudança e Inovação em Educação: o compromisso dos professores. Interraccões, v. 27, p. 97-117, 2013.

OLIVEIRA, J.L.S.; LIMA, P.S.N.; CARVALHO, C.L.; FONSECA, A.V. S. Sala de aula 4.0-Uma proposta de ensino remoto baseado em sala de aula invertida, gamification e PBL. Rev. Bras. Inf. Educ., v. 28, p. 909-933, 2020.

PASTORIZA, B.S. Ensaio sobre intencionalidade pedagógica e tradição: um tensionamento como princípio educativo. Acta Sci. Educ., v. 44, 2022.

RONCARELLI, I.A.; STECANELA, N.; PAULETTI, F. Docência em movimento: a transitividade no fazer docente. Educação, v. 46, n. 1, p. e40/ 1–18, 2021.

SEVERINO, A.J. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, D.O.; MOURÃO, M.F.; SALES, G.L.; SILVA, B.D. Metodologias Ativas de Aprendizagem: relato de experiência em uma oficina de formação continuada de professores de Ciências. Rev. Ens. Ciên. Mat., v. 10, n. 5, p. 206–223, 2019. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1813. Acesso em: 13 mar. 2024.

SILVA, D.R.; MOREY, A.T.; MIRANDA, T.R.S.; MARANGON, T. Formação continuada de professores com metodologias ativas de ensino - Dificuldades e conquistas. Rev. Bras. Ext. Univ., v. 12, n. 3, p. 409-419, 13 dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.36661/2358-0399.2021v12n3.12417. Acesso em: 13 mar. 2024.

SILVA, M.C.; CARVALHO, I.F. Formação continuada de professores em meio às tecnologias e metodologias ativas: um relato de experiência utilizando o roteiro de aprendizagem. ReTER, v. 4, n. 1, p. e7/1–11, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/71286. Acesso em: 13 mar. 2024.

SOUZA, J.C.S.; SANTOS, D.O.; SANTOS, J.B. Os projetos pedagógicos como recurso de ensino. Rev. Educ. Pública, v. 20, n. 40, p. 1-14, 2023.

SUHR, I.R.F. Expectativas dos alunos de cursos superiores blended learning utilizando metodologias ativas em relação à ação do professor nos momentos presenciais. Bol. Téc. Senac, v. 43, n. 3, p. 8-25, set./dez. 2017.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VALENTE, J.A.; ALMEIDA, M.E.B.; GERALDINI, A.F.S. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Rev. Diálogo Educ., v. 17, n. 52, p. 455-478, abr. 2017.

VALÉRIO, B.C. Formação inicial de professores: propiciando conexões significativas por meio de projetos de estágio. Rev. Educ. Mat., v. 17, p. e020053, 2020.

Downloads

Publicado

07.11.2024

Como Citar

LAMIM-GUEDES, Valdir. Contribuição de oficinas sobre metodologias ativas para o desenvolvimento profissional de professores em uma rede municipal catarinense. Dialogia, [S. l.], n. 50, p. e26304, 2024. DOI: 10.5585/50.2024.26304. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26304. Acesso em: 21 nov. 2024.