Comunidades de aprendizagens em um Centro de Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/52.2025.26674

Palavras-chave:

Centro de Educação Infantil, comunidade de aprendizagens, fazeres, gestores, professores

Resumo

Este artigo, excerto de nossa pesquisa de mestrado, é motivada pela seguinte questão: Como o trabalho com comunidade de aprendizagens qualifica os fazeres de gestores e professores de um Centro de Educação Infantil? Como objetivo geral, buscou-se analisar como o trabalho com comunidades qualifica os fazeres de gestores e professores de crianças pequenas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção, e os instrumentos de produção de dados são: a observação dos momentos formativos e entrevistas com a coordenação e professores da Unidade Escolar. Os resultados indicam que a ressignificação da proposta pedagógica no Centro de Educação Infantil, inicialmente, partiu de um processo formativo, reflexivo, colaborativo e de construção coletiva, que levou ao alinhamento de concepções e a mudanças no espaço educativo, evidenciando o trabalho com comunidade de aprendizagens, uma potente estratégia para a formação permanente na educação infantil.

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Biografia do Autor

Mariana Silva Lima, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) / São Paulo - SP, Brasil

Doutoranda em Educação. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Profissional Gestão e Práticas Educacionais (Progepe) da Universidade Nove de Julho (Uninove). Graduada em Pedagogia com especialização em Educação infantil Atua como diretora em um Centro de Educação Infantil da Rede Municipal de São Paulo.

Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) / São Paulo - SP, Brasil

Doutora e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Nove de Julho (Uninove). Graduada em Psicologia e em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia. Psicanalista formada pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Atuou em todas as etapas da Educação Básica, inclusive como diretora e coordenadora. De 2015 a 2019 foi editora da Revista Cadernos de Pós-graduação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais (Progepe/Uninove) e, de novembro de 2021 a dezembro de 2023, foi editora da Revista Dialogia, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais (Progepe/Uninove). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Educação Infantil e Formação de Professores (Grupeiforp). Atua como professora do curso de Pedagogia, ministrando diferentes disciplinas, entre elas Fundamnetos da Educação Inafntil, Alfabetização e letramento, Metodologia da Educação Infantil e Psicologia da Educação; do curso lato sensu em Psicopedagogia,e em Pedagogias da Infância e do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (Progepe) na Universidade Nove de Julho. Desenvolveu dois projetos de pesquisa financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O foco de minhas pesquisas está voltado para as políticas de formação de professores, metodologias e práticas pedagógicas, principalmente a Educação Infantil. 

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Publicado

16.04.2025

Como Citar

SILVA LIMA, Mariana; VERCELLI, Ligia de Carvalho Abões. Comunidades de aprendizagens em um Centro de Educação Infantil. Dialogia, [S. l.], n. 52, p. e26674, 2025. DOI: 10.5585/52.2025.26674. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26674. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

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