Comunidades de aprendizagens em um Centro de Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5585/52.2025.26674Palavras-chave:
Centro de Educação Infantil, comunidade de aprendizagens, fazeres, gestores, professoresResumo
Este artigo, excerto de nossa pesquisa de mestrado, é motivada pela seguinte questão: Como o trabalho com comunidade de aprendizagens qualifica os fazeres de gestores e professores de um Centro de Educação Infantil? Como objetivo geral, buscou-se analisar como o trabalho com comunidades qualifica os fazeres de gestores e professores de crianças pequenas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção, e os instrumentos de produção de dados são: a observação dos momentos formativos e entrevistas com a coordenação e professores da Unidade Escolar. Os resultados indicam que a ressignificação da proposta pedagógica no Centro de Educação Infantil, inicialmente, partiu de um processo formativo, reflexivo, colaborativo e de construção coletiva, que levou ao alinhamento de concepções e a mudanças no espaço educativo, evidenciando o trabalho com comunidade de aprendizagens, uma potente estratégia para a formação permanente na educação infantil.
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