Uma nova abordagem usando simulação de modelos físicos com realidade aumentada para o ensino em engenharia elétrica: um estudo de caso usando eletromagnetismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/50.2024.27417

Palavras-chave:

educação engenharia elétrica, simulação modelo físico, realidade aumentada, eletromagnetismo

Resumo

Este estudo avalia uma nova abordagem educacional utilizando realidade aumentada para simular modelos físicos, visando aprimorar a aprendizagem percebida em engenharia elétrica. É realizada uma revisão da literatura sobre realidade aumentada na educação, particularmente para engenharia elétrica. Uma aula em eletromagnetismo sobre Lei de Coulomb, Campos Elétricos e Forças Elétricas foi ministrada usando este método para uma turma de 39 alunos. Um questionário pré/pós-exposição mediu as mudanças na percepção do aluno, e a Pontuação de Usabilidade do Sistema mede a usabilidade do aplicativo móvel. Os resultados mostram uma melhor percepção dos alunos sobre os resultados da aprendizagem. O estudo também oferece direções de pesquisas futuras e sugestões para melhorar o método proposto.

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Biografia do Autor

Natan Menegasse, Universidade Nove de Julho

Mestre em Informática e Gestão do Conhecimento

Cleber Dias, Universidade Nove de Julho

Doutor em Engenharia Elétrica Professor e Pesquisador do PPGI – Mestrado e Doutorado em Informática e Gestão do Conhecimento

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Publicado

27.11.2024

Como Citar

MENEGASSE, Natan; DIAS, Cleber. Uma nova abordagem usando simulação de modelos físicos com realidade aumentada para o ensino em engenharia elétrica: um estudo de caso usando eletromagnetismo. Dialogia, [S. l.], n. 50, 2024. DOI: 10.5585/50.2024.27417. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27417. Acesso em: 14 dez. 2024.