Notas sobre o Ensino de Filosofia como Problema Filosófico
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2748Palavras-chave:
Ensino de filosofia, Problema filosófico, Professor-filósofoResumo
Tradicionalmente estabeleceu-se uma dicotomia entre o que se entende por filosofia, o que se deve ensinar e o como se ensina. Haveria, pois, uma ordem filosófica (determinada pelas temáticas e pelos conteúdos) e outra ordem pedagógica (marcada pelas metodologias e pelas didáticas), cuja junção garantiria o ensino filosófico. Este, por sua vez, abordado como questão educacional e não como problema de investigação filosófica. O presente artigo junta-se às demais reflexões que, contrárias à perspectiva supracitada, buscam discutir filosoficamente o ensino de filosofia. Especificamente, as linhas que seguem têm como objetivo apresentar alguns argumentos que procuram justamente fundamentar essa perspectiva, a saber, a de defender o ensino de filosofia como problema filosófico.Downloads
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Publicado
08.03.2012
Como Citar
VELASCO, Patrícia Del Nero. Notas sobre o Ensino de Filosofia como Problema Filosófico. Dialogia, [S. l.], n. 13, p. 27–34, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N13.2748. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2748. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê temático: O ensino de filosofia