Notas sobre o Ensino de Filosofia como Problema Filosófico

Autores/as

  • Patrícia Del Nero Velasco Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2748

Palabras clave:

Ensino de filosofia, Problema filosófico, Professor-filósofo

Resumen

Tradicionalmente estabeleceu-se uma dicotomia entre o que se entende por filosofia, o que se deve ensinar e o como se ensina. Haveria, pois, uma ordem filosófica (determinada pelas temáticas e pelos conteúdos) e outra ordem pedagógica (marcada pelas metodologias e pelas didáticas), cuja junção garantiria o ensino filosófico. Este, por sua vez, abordado como questão educacional e não como problema de investigação filosófica. O presente artigo junta-se às demais reflexões que, contrárias à perspectiva supracitada, buscam discutir filosoficamente o ensino de filosofia. Especificamente, as linhas que seguem têm como objetivo apresentar alguns argumentos que procuram justamente fundamentar essa perspectiva, a saber, a de defender o ensino de filosofia como problema filosófico.

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Biografía del autor/a

Patrícia Del Nero Velasco, Universidade Federal do ABC

Doutora em Filosofia pela PUC-SP. Professora Adjunta do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC.

Publicado

2012-03-08

Cómo citar

VELASCO, Patrícia Del Nero. Notas sobre o Ensino de Filosofia como Problema Filosófico. Dialogia, [S. l.], n. 13, p. 27–34, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N13.2748. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2748. Acesso em: 5 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê temático: O ensino de filosofia