O radioamadorismo como ferramenta inovadora na Educação STEM: uma revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/49.2024.27563

Palavras-chave:

educação STEM, radioamadorismo, aprendizagem ativa, interdisciplinaridade, inovação educacional

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar o uso do radioamadorismo como uma ferramenta inovadora na educação STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), através de uma revisão bibliográfica. A educação STEM é fundamental para preparar os alunos para os desafios do século XXI, desenvolvendo habilidades essenciais como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração. O radioamadorismo, por sua vez, oferece uma plataforma prática e envolvente para a aplicação desses conceitos, promovendo a aprendizagem ativa e interdisciplinar. A revisão inclui uma análise de estudos acadêmicos, artigos técnicos e regulamentações relevantes, destacando as vantagens e desafios da integração do radioamadorismo no currículo educacional.

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Biografia do Autor

Moisés Figueiredo da Silva, Universidade Nove de Julho, Uninove

Doutorando e Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Luciano Henrique Trindade, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Administração

Antonio Pires Barbosa, Universidade Nove de Julho, Uninove

Doutor e Mestre em Administração

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Publicado

07.11.2024

Como Citar

SILVA, Moisés Figueiredo da; TRINDADE, Luciano Henrique; BARBOSA, Antonio Pires. O radioamadorismo como ferramenta inovadora na Educação STEM: uma revisão bibliográfica. Dialogia, [S. l.], n. 50, p. e27563, 2024. DOI: 10.5585/49.2024.27563. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27563. Acesso em: 22 dez. 2024.