O ensino de Filosofia na Educação Básica: em busca de um currículo crítico e emancipatório
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.2834Palavras-chave:
Currículo crítico, Ensino de Filosofia, Educação BásicaResumo
Este artigo tem o objetivo de contribuir para a ampliação e aprofundamento do debate acerca do ensino de Filosofia, propondo discutir o currículo voltado para o ensino médio, referenciado na perspectiva da educação crítica e emancipatória. Inicialmente, apresenta-se a trajetória do ensino de filosofia nas últimas décadas, em uma perspectiva histórica, situando o contexto em que se deram as reformas educacionais que incluíram ou excluíram a filosofia dos currículos escolares. Em seguida discute-se as principais tendências presentes na organização dos conteúdos do ensino da filosofia, isto é, que direcionam a construção do currículo no ensino médio. Por fim, com a volta da Filosofia como disciplina curricular obrigatória, surge a necessidade de se repensar o que e como ensinar filosofia no atual contexto educacional, isto é, construir e consolidar propostas curriculares ativas e críticas que coloquem os jovens em contato com a própria atividade filosófica.Downloads
Downloads
Publicado
07.05.2012
Como Citar
KAY, Márcia Regina Quevedo. O ensino de Filosofia na Educação Básica: em busca de um currículo crítico e emancipatório. Dialogia, [S. l.], n. 14, p. 139–154, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N14.2834. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2834. Acesso em: 19 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Visualizações
- Resumo 261
- PDF 651