O cuidado na educação numa perspectiva fenomenológica.
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N18.3023Palavras-chave:
Educação, fenomenologia e cuidado.Resumo
A partir da concepção de cuidado (Sorge) na fenomenologia hermenêutica proposta pelo filósofo alemão Martin Heidegger, fundada na unidade das estruturas ontológicas do ser-aí (Dasein), destacamos a importância de se alertar a relação indissolúvel da noção fenomenológica de cuidado com o fenômeno compreendido como educação, sublinhando uma reflexão filosófica do educar, aprofundando algumas de suas questões e colocando-a no centro de um fértil diálogo com o pensamento filosófico heideggeriano. Palavras-chaves: Educação, fenomenologia e cuidado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
08.05.2014
Como Citar
NASCIMENTO, Crisóstomo Lima. O cuidado na educação numa perspectiva fenomenológica. Dialogia, [S. l.], n. 18, p. 85–101, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N18.3023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3023. Acesso em: 19 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- A primeira publicação do artigo pela Revista Dialogia, em caráter de exclusividade eletrônico e impresso;
- A indexação deste artigo em bases de dados nacionais e internacionais, diretórios, bibliotecas digitais e bases bibliométricas em que a Revista estiver e vir a estar inserida;
- É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.