O cuidado na educação numa perspectiva fenomenológica.

Autores

  • Crisóstomo Lima Nascimento Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N18.3023

Palavras-chave:

Educação, fenomenologia e cuidado.

Resumo

A partir da concepção de cuidado (Sorge) na fenomenologia hermenêutica proposta pelo filósofo alemão Martin Heidegger, fundada na unidade das estruturas ontológicas do ser-aí (Dasein), destacamos a importância de se alertar a relação indissolúvel da noção fenomenológica de cuidado com o fenômeno compreendido como educação, sublinhando uma reflexão filosófica do educar, aprofundando algumas de suas questões e colocando-a no centro de um fértil diálogo com o pensamento filosófico heideggeriano. Palavras-chaves: Educação, fenomenologia e cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Crisóstomo Lima Nascimento, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação, Mestre em Psicologia, Psicólogo. Trabalho com temas como Educação, psicologia e filosofia.

Downloads

Publicado

08.05.2014

Como Citar

NASCIMENTO, Crisóstomo Lima. O cuidado na educação numa perspectiva fenomenológica. Dialogia, [S. l.], n. 18, p. 85–101, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N18.3023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3023. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos