O cuidado na educação numa perspectiva fenomenológica.
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N18.3023Keywords:
Educação, fenomenologia e cuidado.Abstract
A partir da concepção de cuidado (Sorge) na fenomenologia hermenêutica proposta pelo filósofo alemão Martin Heidegger, fundada na unidade das estruturas ontológicas do ser-aí (Dasein), destacamos a importância de se alertar a relação indissolúvel da noção fenomenológica de cuidado com o fenômeno compreendido como educação, sublinhando uma reflexão filosófica do educar, aprofundando algumas de suas questões e colocando-a no centro de um fértil diálogo com o pensamento filosófico heideggeriano. Palavras-chaves: Educação, fenomenologia e cuidado.Downloads
Downloads
Published
2014-05-08
How to Cite
NASCIMENTO, Crisóstomo Lima. O cuidado na educação numa perspectiva fenomenológica. Dialogia, [S. l.], n. 18, p. 85–101, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N18.3023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3023. Acesso em: 20 may. 2025.
Issue
Section
Artigos
Views
- Abstract 446
- PDF (Português (Brasil)) 399