Desafios da corporeidade na EAD e suas relações com a formação de professores

Autores

  • Eloiza da Silva Gomes de Oliveira Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Marco Antonio Santoro Salvador Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Vanessa Ramos Pereira CEDERJ/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.3048

Palavras-chave:

Corpo, Pedagogia, Educação a Distância, Tecnologia de Informação e Comunicação.

Resumo

O artigo aborda o estudo da corporeidade e seus desafios na modalidade EAD, a partir da experiência no curso de Licenciatura em Pedagogia (UERJ), possibilitando aliar ferramentas metodológicas em educação a distância e em educação presencial, através de um grupo de disciplinas que utilizam metodologias de ações corporais em diferentes áreas do conhecimento, denominadas de Seminários de Práticas Educativas, promovendo a inclusão digital na educação com características lúdico-corporais. Analisa as possibilidades e limitações do conceito de corporeidade no currículo do curso, apresentando tais experiências especificamente na disciplina Seminário de Práticas Educativas 1. A partir de análises preliminares das experiências no curso de pedagogia EAD na modalidade semipresencial do consórcio UERJ/CEDERJ, por intermédio do trabalho presencial de oficinas lúdico-corporais e do acesso à tecnologia digital na educação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloiza da Silva Gomes de Oliveira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutora em Educação Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ Coordenadora do Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana (LEAH/UERJ) Diretora do Campus virtual da UERJ.

Marco Antonio Santoro Salvador, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física e Cultura Professor da Faculdade de Educação da UERJ Pesquisador do Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana (LEAH/UERJ)

Vanessa Ramos Pereira, CEDERJ/UERJ

Psicóloga Clínica, pos graduada em Educação, professora tutora do curso de Licenciatura em Pedagogia CEDERJ/UERJ, professora do ensino fundamental da prefeitura municipal de Niterói/RJ.

Downloads

Publicado

07.05.2012

Como Citar

DE OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes; SALVADOR, Marco Antonio Santoro; PEREIRA, Vanessa Ramos. Desafios da corporeidade na EAD e suas relações com a formação de professores. Dialogia, [S. l.], n. 14, p. 47–60, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N14.3048. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3048. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Linguagens