Dos usos do corpo nas práticas pedagógicas

Autores

  • Melissa Probst

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.3051

Palavras-chave:

Corpo, Escola, Disciplinamento.

Resumo

O corpo é objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento, porém, esta pesquisa, de cunho teórico, pretende chamar a atenção para os usos do corpo na escola e seu lugar nas práticas pedagógicas. Parte-se da noção de que o corpo foi forjado a partir de discursos sobre padrões exigidos pelo conceito de civilização, passando, mais tarde, a ser visto sob a égide do mecanicismo. Na escola, atualmente, o corpo é ainda concebido sob a ótica do corpo produtivo, herança dos séculos XIX e XX. Unindo as concepções de corpo mecânico e de corpo civilizado, pode-se dizer que processo de escolarização é marcado por mudanças significativas na vida da criança. A partir dessa compreensão inicial, objetiva-se refletir sobre o corpo da criança na escola, a partir da perspectiva do devir, ou seja, do corpo como a base de percepção e organização da vida humana em todos os sentidos e dimensões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Probst

Licenciada em Pedagogia (FURB) e Mestre em Educação (FURB). Integrante do Grupo de Pesquisa "Saberes de Si" (PPGE/ME - FURB). Professora do curso de Pedagogia do Nucleo de Educação a Distância da UNIASSELVI.

Downloads

Publicado

07.05.2012

Como Citar

PROBST, Melissa. Dos usos do corpo nas práticas pedagógicas. Dialogia, [S. l.], n. 14, p. 89–100, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N14.3051. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3051. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Linguagens