Gramsci e a participação política pela arte musical
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N18.4096Palavras-chave:
Participação Política, Grandes Compositores, MúsicaResumo
A participação política é interpretada por Gramsci de duas formas, tradicional e orgânica. A primeira refere-se às atividades culturais próprias da história passada transmitidas de geração para geração – filosofia, teologia, direito, ensino em geral, arte, matemática; a segunda refere-se à atividade organizativa própria das estruturas sociais da atualidade – sindicatos, partidos, associações, governo, organizações. Para Gramsci, a participação política pode ser exercida também através de expressões culturais artísticas, como a música. Em suas cartas à esposa Giulia, Gramsci desenvolve este tema e a incentiva a voltar a fazer música como expressão de sua personalidade, exercendo uma participação política adequada ao seu desenvolvimento pessoal. Neste artigo, os conceitos de Gramsci relativos às formas de participação política dos intelectuais tradicionais são resgatados, com destaque para a participação política de grandes compositores por meio da música. A utilização da música como forma de expressão de ideais políticos demonstra a modernidade dos apontamentos de Gramsci.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
08.05.2014
Como Citar
GAIDARGI, Alessandra Maria Martins; NOSELLA, Paolo. Gramsci e a participação política pela arte musical. Dialogia, [S. l.], n. 18, p. 167–180, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N18.4096. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4096. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos