Educação Infantil e currículo: contribuições freirianas ao debate

Autores

  • Adilson De Angelo Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N16.4116

Palavras-chave:

Criança. Currículo. Educação Infantil. Pedagogia freiriana.

Resumo

Este texto advém do debate que tem procurado problematizar as questões da Educação Infantil no sentido que ela cumpra plenamente a sua função sociopolítica e pedagógica na educação e no cuidado da criança pequena. Como mote para a discussão aqui proposta, trabalham-se algumas questões sobre currículo, compreendendo-o como um conjunto sistematizado de práticas culturais no qual se articulam diferentes experiências e saberes das crianças, de suas famílias, dos profissionais e de suas comunidades de pertencimento, assim como os que foram produzidos historicamente pela humanidade. Em primeiro lugar, o texto situa o tema no conjunto das conquistas históricas da Educação Infantil. A seguir, discute e problematiza algumas questões do currículo no campo da Educação Infantil, tomando o universo freiriano como contribuição ao debate.

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Publicado

03.04.2013

Como Citar

DE ANGELO, Adilson. Educação Infantil e currículo: contribuições freirianas ao debate. Dialogia, [S. l.], n. 16, p. 113–126, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N16.4116. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4116. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Licenciaturas e Educação Básica