Uma leitura sobre infância a partir das peças radiofônicas de Walter Benjamin

Autores

  • Caroline Trapp de Queiroz Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N21.5317

Palavras-chave:

Infância, Experiência, Walter Benjamin

Resumo

Nossa proposta é colocar em debate uma possível leitura da concepção benjaminiana de infância a partir da análise de duas peças radiofônicas apresentadas pelo filósofo Walter Benjamin às crianças em seu programa de rádio infantil “A hora das crianças”, transmitido entre os anos de 1927 e 1933 em emissoras Berlim e Frankfurt, na Alemanha. A compreensão de que a criança está na cultura, modificando-a e por ela sendo modificada, sustenta, a partir das leituras de Benjamin, a ideia de uma infância como experiência que afeta e constitui as crianças de modo singular, seja em que contexto, tempo ou espaço for, o que transcende qualquer idealização. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Trapp de Queiroz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ). Integrante do Grupo de Pesquisa Infância e Cultura Contemporânea (GPICC - www.gpicc.pro.br).

Downloads

Publicado

02.03.2015

Como Citar

TRAPP DE QUEIROZ, Caroline. Uma leitura sobre infância a partir das peças radiofônicas de Walter Benjamin. Dialogia, [S. l.], n. 21, p. 157–169, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N21.5317. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5317. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos